» UFSCAR E PREFEITURA INAUGURAM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR NO CIDADE ARACY PDF Imprimir E-mail


Cursinho pré-vestibular no Cidade Aracy.

CURSINHO É RESULTADO DE PARCERIA ENTRE PREFEITURA, UFSCAR E GOVERNO FEDERAL

Na noite de segunda, dia 7, na região do bairro Cidade Aracy, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Prefeitura e o governo federal inauguraram o Cursinho Pré-Vestibular na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Artur Natalino Deriggi”. A solenidade contou com diversas autoridades, entre elas o prefeito Newton Lima, o reitor da UFSCar, Oswaldo Baptista Duarte Filho, o vice-prefeito Emerson Leal, o secretário executivo adjunto do Ministério da Educação, André Luiz de Figueiredo Lázaro, a vereadora Silvana Donatti, representando a Presidência da Câmara Municipal, e a secretária municipal de Educação, Géria Montanari.

Esse Cursinho Pré-Vestibular é uma extensão daquele que funciona desde 1998 nas dependências da UFSCar e foi possível graças a uma parceria com a Prefeitura e com o governo federal por meio do “Programa Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares”, que já acontece em 31 universidades federais e que visa auxiliar estudantes de origem popular. Já são 90 alunos inscritos, que terão aulas com os professores do cursinho da Federal e serão monitorados por 25 bolsistas do programa Conexões de Saberes. O cursinho terá duas etapas: a primeira se destina à formação geral, cidadania e aulas de português e de matemática; na segunda etapa, o curso continuará sendo oferecido nas dependências da UFSCar, com vaga garantida para aqueles que freqüentarem nesse semestre.

“Esse é um esforço muito grande do governo federal para ampliar vagas nas universidades públicas”, destacou o reitor da UFSCar no início de sua fala, referindo-se à expansão nos campi das universidades federais, que nos últimos quatro anos foram ampliados em 48 novas unidades, além de quatro novas universidades federais e seis extensões. Duarte filho também fez questão de agradecer à Prefeitura pela parceria, tanto na cessão do local para as aulas como no auxílio ao transporte dos professores e monitores.

O representante do MEC também frisou a importância da parceria e disse que essa ação traz benefícios para a comunidade local e para o país. “Também é importante destacar o papel dos alunos”, comentou Lázaro, observando que ao se inscreverem no cursinho esses jovens estão acreditando em si mesmos, na universidade “e principalmente no país”. Já o prefeito Newton Lima lembrou da luta em aproximar a UFSCar da cidade, propiciando a realização de projetos e programas que possam melhorar a vida da população, principalmente a mais carente.

“Quando era reitor nunca fui chamado por prefeito algum para auxiliar em algum problema da cidade”, relembrou. “Portanto, a Universidade não precisa agradecer a Prefeitura por nada, nós é que temos que agradecer, pois ela está nos ajudando a resolver problemas sociais graves”, salientou Newton Lima, frisando a importância da existência de um cursinho em um bairro de periferia como é o Cidade Aracy. “Nós estamos muito felizes com esse cursinho, o bairro de periferia precisa dessa atenção, por isso inauguramos a Escola do Futuro, com biblioteca e computadores de última geração”, ressaltou, fazendo referência à inauguração da Escola do Futuro, que aconteceu também na noite de segunda.

Programa Conexões de Saberes
O Programa Conexões de Saberes é desenvolvido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do MEC junto às Universidades Federais, em parceria com o Observatório de Favelas, ONG do Rio de Janeiro que desenvolve esta tecnologia social desde 2002. O foco do Programa são estudantes de origem popular, que recebem bolsas para desenvolver ações de pesquisa/extensão junto às suas comunidades e atividades acadêmicas com vistas a avaliar e ampliar as condições de acesso e permanência de estudantes de origem popular em universidades federais.

(08/08/06)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos