» PREFEITURA PROMOVE OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PDF Imprimir E-mail



A partir das 14h deste domingo, dia 30, a Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, estará realizando a I Oficina de Educação Ambiental na praça Bárbara Neves, localizada na avenida Gildeney Carreri, no bairro Santa Angelina. Este projeto está inserido no Programa de Apoio aos Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis (PACA) da cidade, envolvendo também a participação da Administração Regional do Santa Felícia e a Unidade de Saúde da Família (USF).

O evento apresentará duas atividades simultâneas, com a oficina de malabares circense destinada às crianças e outra oficina de artesanato para reutilização de garrafas PETs, voltada para jovens e adultos. “Além de fomentar o interesse da comunidade do Santa Angelina na coleta seletiva, nossa meta é estimular o alcance da sustentabilidade socioambiental do município”, observa o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal.

O PACA é uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), alguns setores da Prefeitura e a Associação de Proteção Ambiental de São Carlos (Apasc), sendo submetida à aprovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os recursos foram liberados em abril deste ano e a conclusão do projeto está prevista para outubro de 2007.

Atendendo uma reivindicação formal dos catadores autônomos do Santa Angelina, os principais objetivos deste programa são: propor alternativas na gestão socioambiental da coleta dos materiais recicláveis; melhorar o nível de qualidade de vida e das condições de trabalho, propondo aumento de renda; fornecer infra-estrutura adequada aos agentes envolvidos; e estimular a formação de associação de catadores autônomos. “Este projeto disponibiliza uma infra-estrutura básica e auxilia na administração do empreendimento”, explica o vice-prefeito.

Inserido nos princípios da economia solidária, o programa está sustentando em três diretrizes centrais: saúde pública, geração de trabalho e renda e sustentabilidade socioambiental. Além de promover a cidadania, através de uma condição social mais adequada nas comunidades, o PACA visa ensinar um melhor manejo dos resíduos, diminuindo assim os acidentes de trabalho. A etapa inicial consiste na implantação de um espaço comum de estocagem e processamento da coleta, em que os catadores passarão do estágio de autônomos para a formação de uma organização social baseada na comercialização destes materiais. “Este evento demonstra a preocupação do governo Newton Lima em combater a exclusão social de grupos historicamente marginalizados”, destaca Leal.

(28/07/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos