» CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO PETI PARTICIPAM DE FESTA JUNINA PDF Imprimir E-mail



As famílias das 55 crianças e adolescentes que fazem parte do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil –, uma parceria com o governo federal, participaram nesta sexta, dia 29, de uma festa junina no prédio da antiga piscina municipal, promovida pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social. Houve quadrilha e lanche, com refrigerante, cachorro-quente, pipoca e algodão-doce.

O PETI tem como objetivo retirar crianças e adolescentes de 7 a 15 anos do trabalho que coloca em risco sua saúde e segurança, concedendo bolsas às famílias em substituição à renda que os filhos levavam para casa. Em contrapartida, todos devem freqüentar a escola e a jornada ampliada. Em um período, permanecem na escola e no outro participam de atividades culturais, esportivas, artísticas e reforço escolar e alimentar. Cada família recebe uma bolsa de R$ 25,00 mensais por criança ou adolescente e várias já estão incluídas também no programa Bolsa-Família.

Marli Pinho Miguel, desempregada de 41 anos, mãe de 6 filhos, participou da festa. “Dois dos meus filhos fazem parte do PETI e eu estou muito satisfeita. Eles freqüentam a escola e não pedem mais dinheiro nas ruas, por isso hoje eu fiz questão de vir com eles”, explicou. “Depois que meus filhos começaram a freqüentar o PETI, eles voltaram pra escola e estão mais em casa, melhorou muito pra gente”, garantiu Joana dos Santos, de 49 anos, que participou da festa com os filhos Michel, de 13 anos, e Newton, de 15.

Atualmente, são vários os programas desenvolvidos na cidade com o apoio da prefeitura incluídos no PETI: atividades dos centros comunitários, Projeto Madre Cabrine, Lar Rosa de Saron, S.O.S. Bombeiros, Salesianos e outros. “A participação, o envolvimento das famílias é muito importante, por isso incentivamos a presença de todos hoje aqui na festa junina como uma forma de festejar com a equipe e as crianças também”, explicou a coordenadora pedagógica do programa, Madalena de Fátima da Silva.

(29/06/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos