» SÁBADO É DIA DE VACINAÇÃO CONTRA A PARALISIA INFANTIL PDF Imprimir E-mail


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil acontece neste sábado, dia 10, das 8h às 17h. Trata-se da primeira etapa da Campanha, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com os Estados e municípios. A segunda etapa será no dia 26 de agosto. Em São Carlos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância Epidemiológica, estará vacinando todas as crianças menores de 5 anos.

Os pais devem vacinar as crianças na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência ou em qualquer um dos postos extras: EMEIS, Shopping Iguatemi, Mercado Municipal, Calçadão e Postos da Rodovia Washington Luís. Ao todo, serão 33 pontos de atendimento. É preciso levar a carteira de vacinação, mas mesmo as crianças sem a carteira serão vacinadas.

A poliomielite, ou simplesmente pólio, é uma doença causada pelo poliovírus. A transmissão acontece quando as fezes infectadas entram em contato com a boca. Em casos raros, o contágio acontece também pelo ar. Ao chegar ao sistema nervoso central, o vírus ataca os neurônios e provoca a paralisia dos membros inferiores e superiores.

Em alusão à Copa do Mundo, a campanha são-carlense adotou o slogan “São Carlos quer marcar um gol de placa - Faça de seu filho um campeão de saúde”. A chefe da Vigilância Epidemiológica, Edel Zóia, ressalta que a meta é vacinar 15 mil crianças. Na zona rural, a campanha foi realizada ao longo da semana, com equipes se deslocando para as fazendas.

“A vacina contra a paralisia infantil não tem contra-indicação. Mesmo aquelas crianças que estiverem vomitando, com febre, com diarréia, devem tomar a gotinha. E também não tem efeito colateral. Então não tem justificativa para que os pais e responsáveis não levem as crianças menores de 5 anos numa unidade de vacinação mais próxima de sua casa no sábado, dia 10, das 8 às 17h”, finaliza Edel.

Confira os locais de vacinação.

(09/06/06)


 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos