» ESTUDANTES APRENDEM DENTRO E FORA DA ESCOLA PDF Imprimir E-mail


Visita a uma das fazendas históricas de São
Carlos.Espaço infantil da Biblioteca Comunitária da
UFSCar.Os passeios são feitos em ônibus da
Prefeitura.
Por meio do programa “São Carlos de Todos Nós”, uma iniciativa da Fundação Pró Memória e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, os alunos das escolas da Prefeitura estão conhecendo e aprendendo sobre a cidade em aulas teóricas e práticas. Em sala de aula, os professores receberam material sobre a história de São Carlos, suas raízes, o surgimento da cidade, sua situação atual e de seu patrimônio natural, artístico e cultural.

“As aulas eram dadas geralmente na época do aniversário de São Carlos, como uma atividade bem pontual. O que estamos fazendo é ampliar o material disponível e o número de aulas sobre esse assunto. E o projeto terá dois produtos finais: um material sobre a história do município e o outro que é um Atlas de São Carlos”, disse Ana Lúcia Cerávolo, diretora presidente da Fundação Pró-Memória.

Os alunos do ensino fundamental estão participando de vários passeios, quando têm a oportunidade de conhecer locais relacionados aos assuntos tratados em salas de aula: as fazendas do Pinhal e Santa Maria, a Biblioteca Comunitária da UFSCar e a Electrolux. As crianças que estiveram na sexta, dia 26, na Biblioteca Comunitária ficaram encantadas com a quantidade de livros disponíveis e usaram o espaço infantil para desenhar a biblioteca. Adriana, de 6 anos, gostou do passeio. “É muito legal. E muito grande aqui”, disse.

As visitas às fazendas servem para ver de perto a história dos livros pedagógicos, para discutir as características do meio ambiente e como base para o debate sobre a presença dos negros na região. “Eu não imaginava que era desse jeito. Assim, olhando de perto, fica mais fácil de entender”, disse Luís Felipe, de 13 anos, ao fazer a visita a uma das fazendas.

“É o aprender fazendo. Esse processo em ação de organização dos dados sobre São Carlos para fins pedagógicos, com a participação de todos os professores, é inovador. O resultado desse investimento trará ótimos resultados, com certeza”, afirmou a secretária de Educação e Cultura, Géria Montanari.

(29/05/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos