» AÇÃO COMUNITÁRIA PROMOVEU DIVERSAS ATIVIDADES NO CIDADE ARACY PDF Imprimir E-mail



No domingo, dia 28, das 9 às 17h, a Prefeitura participou da VIII Ação Comunitária, organizada pela ONG Espaço Cidadão nas dependências da EMEB “Afonso Fioca Vitali” (CAIC), no bairro Cidade Aracy. Cerca de 160 funcionários da Prefeitura, pertencentes às Secretarias Municipais de Saúde, Cidadania e Assistência Social, Planejamento e Gestão, Esportes e Lazer, Educação e Cultura e Fazenda e Orçamento Participativo (OP), prestaram serviços à comunidade daquela região.

As diversas secretarias prestaram uma série de atendimentos ao público presente como a exibição de vídeos socioeducativos; orientação por parte do Procon em relação ao direito dos consumidores; contação de história, mosaico de papel e oficina de papietagem, além da exposição de trabalhos na área ambiental. Foi realizado também o Barganha Book itinerante, simultaneamente ao Barganha que aconteceu na Biblioteca Municipal “Amadeu Amaral”.

Na área da saúde, uma das mais procuradas, foram oferecidos serviços como prevenção do câncer bucal, verificação de pressão arterial e exames de glicemia, para verificar o diabetes. A Campanha das Hemoglobinopatias, cujo principal objetivo é a detecção da “doença falciforme” através da coleta de sangue, também foi realizada com os moradores com mais de 5 anos de idade, já que as crianças nascidas após 2001 fazem, logo ao nascer, o exame no “teste do pezinho”.

Isenção do IPTU


A partir de um trabalho conjunto das Secretarias Municipais de Cidadania e Assistência Social e da Fazenda, foram entregues as Certidões de Isenção Social do IPTU do exercício de 2006. Segundo informações da Secretaria de Cidadania, somente na região do bairro Cidade Aracy, 3.100 famílias estão sendo beneficiadas com o documento, já que esse número de famílias recebe pelo menos um programa de complementação de renda. No total, São Carlos oferece isenção a 5.200 famílias.

Elza Maria Vidal estava muito feliz em receber sua certidão de isenção do IPTU de 2006. “No ano passado eu paguei R$ 140 e esse ano não vou precisar pagar, foi uma bênção isso que a Prefeitura fez”, festejou. Para Joice Alves dos Santos, que tem o irmão e o pai com necessidades especiais, o fato de não precisar pagar o IPTU nesse ano foi um alívio. “Eu achei uma boa idéia da Prefeitura essa isenção do IPTU. Assim como eu, existem várias pessoas que precisam. Eu preciso, mas tem pessoas que precisam até mais que eu”, concluiu.

Na opinião de Sonia Aparecida dos Santos Silva, foi ótima a decisão de isentar do IPTU as pessoas que participam de programas de complementação de renda. “Vou economizar R$ 156. Com esse dinheiro terei condições de colocar algumas contas em ordem”, disse. Segundo o secretário de Fazenda, Gilberto Perre, com essa decisão a administração promove a justiça tributária no município. “As famílias que se enquadram nesse perfil ficam isentas do pagamento de IPTU. Para que se tenha uma idéia do que representa essa ação da Prefeitura, de cada três casas do Cidade Aracy, duas estão isentas do pagamento do IPTU deste ano”, ressaltou.

(29/05/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos