» SÃO CARLOS APRESENTA PROJETOS EM REUNIÃO DO CONSÓRCIO BRASIL-ITÁLIA PDF Imprimir E-mail



O Consórcio de Cooperação Brasil-Itália, no eixo Araraquara-São Carlos, está reunido desde segunda, dia 22, em Araraquara, participando do workshop “Desenvolvimento Econômico Local”. O eixo é composto também pelas cidades de Ribeirão Bonito, Ibaté e Gavião Peixoto. Nesta quarta, dia 24, o grupo deve finalizar o projeto de cooperação, que engloba as regiões italianas de Marche, Toscana, Úmbria e Emilia Romagna.

São Carlos está representada pelo coordenador de Relações Institucionais Yashiro Yamamoto, que representou o prefeito Newton Lima na abertura do evento, Etel Chiari, diretora do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Renata Maria Biasioli, assessora de Relações Internacionais, Elizabeth Martucci, diretora-presidente da Fundação Educacional São Carlos (FESC), e o secretário municipal de Agricultura, Sérgio Dutra, além de professores da UFSCar.

A abertura do evento foi realizada pelo vice-prefeito de Araraquara, Sérgio de Oliveira Médici, vice-presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Elias Chediek Neto, sub-chefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Maria José Jaime, Yashiro Yamamoto e a coordenadora da missão italiana, Marina Cecilia Sereni.

Nesta terça, dia 23, os integrantes da missão italiana apresentaram as propostas de desenvolvimento local, agroindústria e mecânica, setores que devem ser desenvolvidos com o eixo Araraquara-São Carlos. Além desse eixo, o Brasil participa com mais seis regiões. As discussões e os projetos resultantes dessa reunião serão encaminhados para o comitê gestor Brasil-Itália, que irá analisá-los e poderá aprová-los. O próximo passo caberá ao governo federal, que é o de buscar recursos para financiar esses projetos.

Já foram realizados dois encontros entre os participantes desse consórcio, que possui, além dos poderes públicos, representantes de diversos segmentos, entre eles indústria e comércio. De acordo com Yashiro Yamamoto, o encontro foi muito produtivo. “A presença dos técnicos italianos está sendo muito importante, pois eles nos relataram a experiência deles com os arranjos produtivos locais”, disse. “Eles também puderam ouvir nossos relatos, principalmente o relato do professor da UFSCar, Luiz Fernando Paulillo, que fez uma brilhante apresentação sobre os setores econômicos de São Carlos na área da agricultura”, acrescentou Yamamoto.

Na manhã desta terça, Yamamoto apresentou o projeto do Centro de Inovação, cuja implantação no eixo Araraquara-São Carlos é uma sugestão da presidência da República. Segundo ele, o centro atenderá as demandas das micro e pequenas empresas das sete regiões brasileiras que têm cooperação com a Itália. “O Centro de Inovação terá vários objetivos, entre eles o de divulgar tecnologia”, explicou. “As empresas brasileiras precisam ser competitivas e sem tecnologia não há qualidade e preço competitivos”, salientou.

Yamamoto relatou ainda que na manhã de hoje o secretário de Agricultura apresentou projeto sobre a agricultura familiar. Os italianos levarão os projetos para serem apresentados à União Européia, que deve financiar parte deles.

(23/05/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos