» WORKSHOP MARCA COMEMORAÇÃO PELO DIA DO ASSISTENTE SOCIAL PDF Imprimir E-mail



Nesta segunda, dia 15, quando se comemora o Dia do Assistente Social, uma oficina com o tema “O Serviço Social e o Mundo do Trabalho” reuniu diversos profissionais da área em torno de um debate sobre a profissão. Assistente social é o profissional que pensa no coletivo e é preciso diferenciar assistência de assistencialismo, mais do que dar o peixe, é preciso ensinar a pescar. Nessa linha de raciocínio, os participantes refletiram sobre a categoria, o trabalho, as oportunidades no mercado e trocaram experiências profissionais.

Uma das participantes aproveitou a oportunidade para refletir sobre o momento pelo qual passa o país e, principalmente, o Estado de São Paulo. “Num momento como este, nessa onda de violência, acredito que precisamos pensar no tipo de cidadão que estamos ajudando a formar, pensar na nossa contribuição é extremamente importante, o que fazemos como profissional e como sociedade”, afirmou Eleni Maria Gomes, assistente social do SAAE.

Nesta sexta, dia 19, às 20h, as comemorações continuam com a homenagem na Câmara Municipal, quando será apresentada a profissional escolhida para representar a categoria e receber os cumprimentos pelo trabalho desenvolvido na cidade. A escolhida deste ano é a assistente social Maria de Fátima Picin da Silva. “O grande desafio profissional é estar sempre estudando e aprendendo coisas novas. Sempre que posso participo de congressos, conferências e eventos como esse, que contribuem para nosso conhecimento como profissional e ser humano”, disse Maria de Fátima.

A secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Rosilene Mendes dos Santos, comentou a homenagem que anualmente é prestada aos profissionais. “Participei com muita alegria da escolha da Fátima. Tenho uma história de trabalho muito grande com ela, fomos parceiras em diversos trabalhos sociais, antes e também na secretaria. É uma pessoa merecedora desta homenagem, porque tem um trabalho social importante na cidade”, afirmou Rosilene.

Assistente Social do Ano
Em janeiro de 2001, Maria de Fátima Piccin da Silva foi nomeada diretora de Ação Social da Secretaria de Assistência Social, onde coordenou várias atividades. Fez a gestão de programas e projetos sociais municipais, participou de diversos conselhos, coordenou e foi responsável pelo trabalho social do Programa Habitar Brasil/BID, coordenou as equipes sociais, principalmente de assistentes sociais, coordenou a elaboração do orçamento da secretaria e do Plano Plurianual e outras atividades de cunho socioeducativo.

Foi membro da comissão responsável pela elaboração dos relatórios que auxiliaram a conquista do prêmio “Prefeito Amigo da Criança” da Fundação Abrinq (gestão 2001-2004). No ano de 2004, foi convidada a assumir o cargo de secretária municipal. É também advogada, mas nunca atuou na área. Paralelo a sua atuação como assistente social, atua no gerenciamento administrativo-financeiro da empresa da família, em que pode dar sua contribuição e também ter um “porto seguro” que garanta a busca de seu idealismo na área social.

(15/05/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos