» OFICINA TRABALHOU CONCEITOS DE SAÚDE COM FUNCIONÁRIOS DA APAE PDF Imprimir E-mail


Trabalhando os conceitos ampliados de saúde nos aspectos de sensibilização, superação e adaptação, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu na última quinta, dia 11, no auditório da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de São Carlos (APAE), a oficina “Conceitos de Saúde”, envolvendo funcionários do Departamento de Enfermagem da entidade, além de profissionais da UFSCar e convidados. Além de comemorar o dia do enfermeiro (12 de maio), a iniciativa teve por objetivo estimular, por meio de uma dinâmica de reflexões em grupo, o questionamento de decisões, ações ou conceitos de saúde, sugerindo aprimoramentos da relação de cuidados, humanização e capacitação do conhecimento como noção de vida e a sua realidade na sociedade.

O evento teve início com uma exibição de slides coordenados por Maria Inês Ferreira de Assis Bertachini, facilitadora de educação permanente e responsável pelo Núcleo Integrado de Saúde (NIS) da região do Cidade Aracy. “Hoje ainda o conceito que é hegemônico é o conceito de pleno estado de bem-estar físico, psíquico, emocional, social e econômico, e o objetivo dos autores que trabalham com a educação permanente é questionar estes conceitos que já não atendem mais nossas necessidades e realidades. Hoje ter saúde são momentos da vida em que, apesar das adversidades do meio coletivo ou individual, é possível ter atitudes positivas e resolver problemas”.

Houve também uma palestra da artista plástica Daniela Caburro, que desde 1995, por causa de suas limitações físicas, utiliza um aparelho acrílico adaptado para manipular um pincel e pintar com a boca quadros em óleo sobre tela. Daniela emocionou a todos ao descrever os desafios, as dores, os machucados na boca, mas também a energia e a vontade de superar os limites para exercitar seu amor pela arte. “Agora tudo o que está acontecendo na minha vida me deixa muito feliz, era terrível, eu tinha que tomar analgésicos para passar a dor. Hoje posso desfrutar mais deste prazer de pintar e sei que a melhor maneira de ser feliz é acreditar na vida, sem se afastar dos seus sonhos, porque sem eles você continua vivendo mas deixa de existir, de ter saúde”.

O diretor de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Nathanel Alves da Silva, representando o secretário Dirceu Barbano, explicou que “o conceito original de saúde que se tem é muito reduzido, pois trata apenas da questão de saúde e doença. Por isso, é importante que este conceito seja trabalhado em todos os grupos porque são eles que conduzem à prática da saúde. O conceito que nós queremos trabalhar é o fato de que a qualidade de vida é um sinônimo que pode ser aplicado para a saúde e este conceito ampliado não é uma responsabilidade única da Secretaria de Saúde e sim de todos os segmentos da sociedade”.

A enfermeira responsável da APAE, Andrea Cristina Bueno, avaliou de maneira positiva a iniciativa. “Eu só tenho a agradecer a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde por estar realizando esta dinâmica e ter nos ajudado e apoiado muito. Dentro da nossa rotina, isso se aplica de uma forma bastante didática para entendermos o que é saúde e aperfeiçoarmos o atendimento das deficiências múltiplas e por esta razão o tema foi bastante cabível para os cuidadores da APAE refletirem sobre este novo conceito de saúde”. Já a professora Marilda Siriani de Oliveira, do Departamento do Curso de Medicina da UFSCar, lembra que houve um convite da secretaria para que os professores da universidade estivessem juntos fortalecendo a dinâmica pedagógica de aprendizagem, fazendo o elo do trabalho e entrando com a educação.

“A oficina fortalece o trabalho e é muito importante para os profissionais da APAE que trabalham com portadores de deficiências compreenderem a importância de auxiliar os alunos e seus familiares adquirirem capacidade de fazer esses enfrentamentos e superar os obstáculos na vida para adquirir saúde e buscar a felicidade. O processo de incorporação de mudança e de transformação individual de cada um dos profissionais de saúde acontece de uma forma mais efetiva, baseado na experiência do trabalho e na construção de um novo conceito que mude a pratica de trabalho”, finalizou Marilda.

(15/05/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos