» PROGRAMAÇÃO ESPECIAL VAI COMEMORAR O DIA DO ASSISTENTE SOCIAL
» PROGRAMAÇÃO ESPECIAL VAI COMEMORAR O DIA DO ASSISTENTE SOCIAL PDF Imprimir E-mail

Na próxima segunda, dia 15, quando se comemora o dia do Assistente Social, a Prefeitura, por meio da secretaria de Cidadania e Assistência Social, promove no Café Tropical, às 14h, o workshop “O Serviço Social e o Mundo do Trabalho”, evento que vai homenagear esses profissionais e discutir os assuntos ligados à categoria. A comemoração continua na sexta, dia 19, às 20h, com uma sessão solene na Câmara Municipal que vai homenagear a assistente social Maria de Fátima Picin da Silva, profissional escolhida para representar a categoria e receber os cumprimentos pelo trabalho desenvolvido na cidade.

“Em dezembro de 2000, com a vitória de Newton Lima, numa grande virada na história política de São Carlos, fui convidada a trabalhar como diretora de Ação Social. Foi um grande desafio, pois queríamos acabar com o assistencialismo e o clientelismo e começamos implantando o programa Renda Mínima. Em 2004, em período eleitoral, fui convidada a assumir o cargo de secretária municipal e, dando continuidade aos projetos já em andamento, mantive o diálogo franco e o compromisso com a população, a cidadania e a justiça social”, lembrou Maria de Fátima.

Com o crescimento do terceiro setor, a profissão vem ganhando. O assistente social tem como propósito o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. “Nós estamos em festa, porque atuo diretamente com esses profissionais, sou a gestora da política de assistência social do município e tenho um carinho e um contato muito grande com esses que são desbravadores de uma história de pobreza e vulnerabilidade social. Queremos valorizar o trabalho, comemorando várias conquistas no município de São Carlos”, explicou a secretária de Cidadania e Assistência Social, Rosilene Mendes dos Santos.

A data foi fixada em virtude do Decreto nº 994/62 – que regulamenta a profissão do assistente social e cria os Conselhos Federal e Regionais – ter sido editado em 15 de maio de 1962. A profissão foi reconhecida legalmente por meio da Lei nº 3.252 de 27 de agosto de 1957, mas apenas em 15 de maio foram regulamentados e instituídos os instrumentos normativos e de fiscalização, na época Conselho Federal e Regional de Assistentes Sociais. Em 8 de junho de 1993 houve a edição da Lei nº 8.662, criando o Conselho Federal e Regionais de Serviço Social.

(11/05/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos