» CICLO DE DEBATES VAI COMEMORAR O DIA NACIONAL DE LUTA ANTIMANICOMIAL
» CICLO DE DEBATES VAI COMEMORAR O DIA NACIONAL DE LUTA ANTIMANICOMIAL PDF Imprimir E-mail


Desde 1987, a luta contra a internação em manicômios é comemorada em todo o país no dia 18 de maio. Em São Carlos, numa realização da Prefeitura, por meio do Centro de Atenção Psicosscial (CAPS) da Secretaria Municipal de Saúde, e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFSCar, a data será comemorada com um ciclo de debates nos dias 15 e 16 de maio com o tema: Desafios da Saúde Mental: Inclusão pelo Trabalho na Perspectiva da Economia Solidária e Participação da Família. O evento será realizado no Teatro Florestan Fernandes, na UFSCar, com abertura marcada para o dia 15, às 14h30.

A comemoração da data se dá especialmente por quem compartilha do lema “Por uma sociedade sem manicômios” e porque até o momento ocorreram muitas mudanças em todo o país em direção à construção da cidadania das pessoas com transtornos mentais. Uma ferramenta importante foi a implantação, em 2001, da Lei nº 10.216 – “Lei da Reforma Psiquiátrica” –, de autoria do deputado mineiro Paulo Delgado, que humaniza o tratamento psiquiátrico no Brasil, propondo a redução progressiva de leitos em hospitais psiquiátricos e, simultaneamente, propondo o trabalho em espaços comunitários como o CAPS implantado em São Carlos desde 18 de março de 2002.

Atualmente, em São Carlos, o trabalho tem se pautado pelo desafio de construir espaços de trabalho dentro de uma perspectiva inclusiva e solidária para os serviços de saúde mental. Por meio deste evento, busca-se refletir coletivamente sobre essa questão e da participação da família e da comunidade nessa construção. A articuladora de Saúde Mental e coordenadora do CAPS, Yolanda Cristina Barbério, enfatiza a importância da reforma psiquiátrica.

“O eixo de trabalho está direcionado para a preocupação com a inclusão social, trabalhando junto com a economia solidária para que o usuário do sistema possa ser inserido na comunidade com uma participação efetiva em espaços de geração de renda. Nós queremos chamar as famílias, enfim, a comunidade para que haja uma sensibilização com esse novo momento da saúde mental, que consiste na mudança do hospitalo-cêntrico para o modelo comunitário”. O CAPS de São Carlos está localizado na rua Riachuelo, 171, próximo à Estação Ferroviária. O telefone de contato é 3372-3111.

Confira a programação:
15 de maio
• 14h30 – Abertura
• 15h – Palestra: “Direitos dos Usuários de Saúde Mental no Sistema Único de Saúde”, com o Dr. Roberto Gouveia, médico sanitarista

16 de maio
• 08h – Início dos trabalhos
• 9h30 – Palestra: “A Incubadora Regional de Cooperativas da UFSCar (INCOOP-USFCar)”, com a Profª Ana Lúcia Cotegoso, docente da UFSCar
10h – Palestra: “Oficinas de Trabalho”, com Sonia Ferrari, do Instituto A Casa São Paulo
Mesa redonda
• 14h – “Oficinas de Geração de Renda e a Participação da Família”, com a Profª Dra. Ana Luisa Aranha e Silva, docente da Escola de Enfermagem-USP (São Paulo)
• 16h – “Familiares de Usuários de Serviço de Saúde Mental”, com Geraldo Peixoto, membro do Instituto Franco Basaglia

Obs.: Durante o evento serão expostos trabalhos confeccionados pelos usuários do CAPS São Carlos.

(10/05/06)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos