» CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE ELEGE INTEGRANTES DO CONSELHO PDF Imprimir E-mail



“Eu acredito que com essa oportunidade nós jovens poderemos expressar nossos desejos e necessidades. Tenho certeza de que agora vamos trabalhar muito para conhecer os problemas e anseios nos mais diferentes bairros da cidade”, disse Fernando Pereira de Almeida, estudante de 27 anos eleito para integrar o Conselho Municipal da Juventude, formado ao fim da I Conferência Municipal da Juventude, que aconteceu na noite de segunda, dia 8, no Ginásio dos Salesianos.

Estiveram presentes o prefeito Newton Lima, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, a presidente da Câmara e autora da lei que cria o Conselho, Diana Cury, os secretários Padre Agnaldo Soares de Lima (Infância e Juventude), Géria Montanari (Educação e Cultura) e Leandro Severo (Governo), o coordenador do Orçamento Participativo (OP) de São Carlos, Rosoé Donato, a dirigente de Ensino, Débora Gonzales Blanco, Luiz Fernando Stoppa, representante da UNE – União Nacional dos Estudantes, além de cerca de 300 jovens, diversos representantes de instituições e professores da cidade.

O prefeito parabenizou os jovens presentes e interessados em participar e reforçou a intenção de São Carlos em dar continuidade à política que o presidente Lula introduziu no Brasil. “Foram criados a Secretaria Nacional de Juventude e o Conselho Nacional da Juventude, do qual eu tenho a satisfação e a honra de fazer parte. A intenção é definir propostas e políticas para a juventude no país. Aqui em São Carlos criamos a Secretaria Especial de Infância e Juventude e agora estamos dando continuidade, com a criação deste conselho”.

Após a abertura dos trabalhos, os jovens participaram de uma palestra com o professor da USP de Ribeirão Preto, Elmir de Almeida, se candidataram ao Conselho e apresentaram suas propostas. “O jovem precisa se conscientizar e saber a importância que ele tem na construção da nossa sociedade, ser um participante ativo no que diz respeito, principalmente, à juventude. O Conselho vai ser um espaço para a manifestação, em que eles poderão dizer quais são suas necessidades, auxiliando o poder público na construção de políticas que venham ao encontro do desejo da garotada”, garantiu Padre Agnaldo.

Diana Cury, presidente da Câmara e autora da Lei Municipal nº 13.617, criada em julho de 2005, destacou como principal objetivo do Conselho formular e propor ações para jovens com idade entre 15 e 29 anos. O Conselho vai ser composto por 18 membros titulares (e o mesmo número de suplentes), sendo um terço de representantes do governo, outro terço de representantes de instituições e seis jovens. “Eu tenho uma expectativa muito grande na juventude da nossa cidade, por isso acredito que o Conselho é uma maneira de incentivar os jovens a participar da vida pública, porque não podem ficar esperando que os outros decidam por eles”, explicou Diana.
“Os jovens começam a construir cidadania política a partir da sua participação, e para possamos garantir que essas idéias sejam consolidadas e os projetos realizados, nós criamos algo inédito e inovador para a cidade. Estamos desenvolvendo o OCA – Orçamento Criança, que tem o apoio da Fundação Abrinq, através da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Queremos para 2007 incluir um capítulo específico para propor ações de governo e garantir recursos para que isso aconteça”, afirmou o prefeito.

Integrantes do Conselho:
Titulares
Fernando Pereira de Almeida
José Ricardo dos Santos
Josenil Pereira da Cunha
Caio Rodrigues Oliveira
Joice Alves Gomes
Rafael Souza

Suplentes
Camila de Almeida
Caroindey Júlia Correa
Natália Sairo
Vítor Hilário Nineli
Annenk Lumena Ignácio
Adilson Sanchin

(09/05/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos