» CONCLUÍDAS AS VISTORIAS PARA REDUÇÃO DO IPTU DE IMÓVEIS HISTÓRICOS
» CONCLUÍDAS AS VISTORIAS PARA REDUÇÃO DO IPTU DE IMÓVEIS HISTÓRICOS PDF Imprimir E-mail



Terminaram nesta semana as vistorias efetuadas em imóveis de interesse histórico cujos proprietários requereram redução do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2006. Os imóveis foram vistoriados por membros designados pela Comissão Especial formada pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano e Fundação Pró-Memória de São Carlos. A diretora presidente da Fundação Pró-Memória de São Carlos, Ana Lúcia Cerávolo, disse que “a conclusão das vistorias representa mais uma etapa cumprida para implantação do incentivo fiscal previsto na lei que instituiu a nova Planta Genérica de Valores (PGV) do município, cujo objetivo é a preservação do patrimônio histórico e arquitetônico da cidade”.

O estímulo à preservação do patrimônio, diretriz da atual administração, integrou a PGV aprovada pela Câmara Municipal no final do ano passado, estabelecendo que os proprietários dos imóveis listados no Anexo 19 da Lei poderiam requerer o benefício. Ana Lúcia Cerávolo acrescenta que “o processo, que teve início em 2006, deverá ser ampliado nos próximos anos, beneficiando outros imóveis com características arquitetônicas de interesse histórico e cultural”.

Beneficiados
Mônica Cury, uma das proprietárias de dois imóveis beneficiados pela legislação, nas esquinas das ruas Marechal Deodoro e Ruy Barbosa e da Avenida São Carlos com a Rua Treze de Maio, diz que “essa legislação é um incentivo muito grande, porque para continuar a preservar propriedades que foram construídas já há algum tempo é preciso substituir materiais difíceis de encontrar e o custo é maior – e é bem-vinda não só financeiramente, mas também como reconhecimento do esforço daqueles que preservam esses imóveis como um patrimônio histórico”.

Para Mário Maffei (prefeito de São Carlos de 1/2/1973 a 31/1/1977), morador há cinqüenta anos num casarão centenário da Rua Treze de Maio, que conserva além do prédio o jardim lateral, “o incentivo à preservação desses imóveis é muito válido, porque esses prédios lembram a própria história de São Carlos”. A dona do hotel situado na Avenida São Carlos com Rua Sete de Setembro, Ialá Accacio, conta que o estabelecimento já existia no final da segunda década do século passado, recebendo o nome de Hotel Accacio ao ser adquirido pela avó dela. Ialá Accacio acha “excelente que a Prefeitura ofereça um benefício para a conservação de imóveis de interesse histórico”.

Ao acompanhar a vistoria do imóvel situado na esquina das ruas Marechal Deodoro e São Joaquim, o engenheiro Jomar Cardinali comentou que “afirmar que demolir para depois construir é mais barato é um mito, pois é possível recuperar um imóvel de interesse histórico sem gastar tanto”. Em geral, por imóvel histórico se pensa quase que automaticamente nos edifícios ecléticos do período do café. No entanto, tão importante quanto, são as edificações com características modernas, que remetem a um dos momentos mais significativos da arquitetura do País. O único exemplar dessa categoria que solicitou desconto no IPTU está situado na Rua 15 de Novembro, na esquina com a Rua Aquidabã.

(05/05/06)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos