» FESTA DO CLIMA E EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS RECEBERAM PÚBLICO ACIMA DO ESPERADO PDF Imprimir E-mail




O público que visitou a 40ª Festa do Clima e a 43ª Exposição Nacional de Orquídeas, no São Carlos Exposhow, no final de semana, ultrapassou a marca de 30 mil pessoas. Atestando o grande número de visitantes estavam os orquidófilos que trouxeram mudas e vasos formados para a venda. “A movimentação está boa, sim. Tem sempre gente na barraca, estamos vendendo bem. Não dá pra reclamar, não. O público é muito bom” disse no domingo Reinaldo Martins Alcadro, orquidófilo de Pindamonhangaba. Outro vendedor satisfeito com a movimentação foi Gumercindo Pires Rodrigues, do Orquidário Bela Vista de Assis. “Foi bem visitada. Tem bastante gente. Até no meu caso, que trabalho com mercadoria para orquidófilo e colecionador, deu pra vender razoavelmente bem”.

A abertura da 43ª Exposição Nacional de Clima foi na noite de sexta, dia 28, e contou com a presença do vice-prefeito Emerson Leal, representando o prefeito Newton Lima, da secretária de Educação e Cultura, Géria Montanari, do secretário de Governo, Leandro Severo, da diretora do Departamento de Cultura, Telma Olivieri, das Rainhas do Clima e do Trabalhador e suas Princesas e do orquidófilo e administrador Regional de Água Vermelha, Cláudio Vismara, responsável pela montagem da exposição. “A 43ª Exposição Nacional de Orquídeas, que é intrínseca à Festa do Clima, não poderia deixar de acontecer e foi garantida principalmente pelo trabalho do Cláudio Vismara, que mobilizou boa parte dos orquidófilos de São Carlos, de Minas Gerais e de São Paulo, para que a exposição tivesse o sucesso que teve”, disse Leal.

Na exposição, 200 espécies trazidas por 60 expositores foram distribuídas em um local maior que em 2005, decorado de acordo com padrão norte-americano para valorizar os vasos, evitando a proximidade entre as plantas, e sua melhor visualização. “Maravilhoso. Muito lindo. Ficou bem organizado, dá pra ver todas as flores sem tumulto”, disse Adriana Micheloni. Dona Antônia Mendes também destacou a distribuição dos vasos. “Eu olhei só a exposição até agora e achei muito lindo. Tá melhor de se ver que no ano passado”, disse.

As apresentações culturais no São Carlos Exposhow começaram logo após a abertura da Exposição de Orquídeas. O coral Multicanto, da Prefeitura, apresentou-se e logo em seguida foi a vez da Banda Blues De Ville. “A abertura superou nossa expectativa. Os contratempos não reduziram a participação do público, que esteve presente em número bastante significativo, e realmente a exposição como foi montada ficou fantástica. Muita qualidade nas plantas em exposição e um excelente ambiente com as apresentações musicais. O público permaneceu até o final do evento”, disse Telma Olivieri.

História
A primeira Festa do Clima aconteceu em 1961 e foi instituída pela Lei Municipal nº 4.261 daquele mesmo ano com o nome de Antônio Stella Moruzzi, um dos vereadores de São Carlos naquela época e que também foi presidente da Câmara. Sua criação se deve ao fato de que São Carlos, de acordo com estudos das condições climáticas, está situada em um planalto entre 850 e 1.000 metros de altitude, com todos os seus rios e córregos nascendo no município, características que propiciam um clima de temperatura agradável, tendo facilitado até mesmo o desenvolvimento dos bosques de araucárias, árvore que acabou se tornando símbolo da cidade.

Por estas peculiaridades, São Carlos recebeu o título de Cidade do Clima e uma festa com o mesmo nome. Em 1966, a Exposição de Orquídeas passou a fazer parte da programação da Festa do Clima e logo depois foi elevada à categoria nacional, entre 1968 e 1969. Tanto a Exposição Nacional de Orquídeas quanto a Festa do Clima já foram montadas em vários pontos do Centro da cidade, principalmente nas praças Coronel Sales, Cristiano Artenfeld, conhecida como Praça da XV, e Paulino Carlos, a praça da Catedral.

(02/05/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos