» CENTRO DE REFERÊNCIA DO IDOSO OFERECE OPORTUNIDADES DE SOCIALIZAÇÃO PDF Imprimir E-mail

Centro de Referência oferece diversas atividades



ESPAÇO BUSCA GARANTIR A INTEGRAÇÃO DO IDOSO NA COMUNIDADE

O Centro de Referência do Idoso, que funciona desde 2002, no Centro Comunitário “Vera Lúcia Pilla”, busca garantir ao idoso a sua integração na comunidade. Para isso, oferece uma programação que engloba atividades esportivas (ginástica, caminhada, musculação, alongamento, dança de salão, voleibol adaptado, atletismo), culturais (pintura, corte e costura, teatro, artesanato, musicalização), passeios, eventos, palestras educativas, encontros regionais e estaduais, apoio psicológico, encaminhamentos e orientação na área da saúde.

No campo da educação, quem não teve a oportunidade de estudar pode participar dos projetos EJA e MOVA. Outro curso oferecido nesse semestre, em parceria com a FESC, é o de cuidador de idoso, por meio da UNITrabalhador. Atualmente, sete professores trabalham no Centro: João, Nilva, Magali, Luciana, Gislaine, Vânia e Carmem. “Comecei a trabalhar em três centros comunitários como voluntária. É muito gratificante, estou dando aula de pintura, repassando o que sei. Isso é uma terapia, quem vem pintar uma tela fica renovado e eu me sinto muito feliz em fazer parte dessa história”, explicou Carmem Locatelli, que dá aulas de pintura desde o ano passado.

A supervisora do centro, Célia Marlene Gargarella, há 12 anos no local, garante que a equipe é unida. “Somos uma família, temos uma convivência maravilhosa. Oferecemos diversas atividades e mais de 150 idosos participam, mas temos disponibilidade para atender um número ainda maior”, disse. O depoimento de dona Maria Erminda Monteiro Prado, de 69 anos, confirma os bons resultados do trabalho desenvolvido. “Perdi minha filha e fiquei muito fechada, mas depois que comecei a freqüentar o grupo melhorei muito. Depois de 15 dias comecei a sentir a diferença. Quando chego em casa até sinto falta da convivência, não tem coisa melhor pra sair da depressão”, garante a aposentada.

“Passei a freqüentar por causa da minha esposa e me sinto muito bem. Participo há quase cinco anos, pratico vôlei e jogo baralho. Sou aposentado, venho aqui e preencho meus dias, faz bem pro corpo e pra mente”, declarou Jurandir Tavoli, de 67 anos. Já Maria Aparecida Bressani, de 47 anos, chegou ao centro com o diagnóstico de depressão, e após freqüentar as aulas de pintura em tela, ginástica e o curso de cuidador de idoso, pôde até parar de tomar os medicamentos.

Quem quiser se inscrever gratuitamente nos cursos ou apenas participar e conhecer as atividades deve procurar o Centro Comunitário “Vera Lúcia Pilla” – Centro de Referência do Idoso, localizado na rua Joaquim Inácio de Moraes, 370, na Vila Irene (ao lado do campo do Bangu). O telefone é 3368-4808.

(26/04/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos