» PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA COMEMORA ANIVERSÁRIO DE NOVE ANOS PDF Imprimir E-mail



Uma confraternização na quarta, dia 19, na sede da Fundação Educacional São Carlos (FESC) marcou os nove anos do Programa de Atividade Física (PAF) da Prefeitura, que desenvolve o programa por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O PAF, que funciona no campus Rui Barbosa, onde se localiza a FESC, reúne 35 pessoas e é direcionado para a população da terceira idade com a finalidade de desenvolver um estilo de vida mais saudável e aprimorar o condicionamento físico.

Além da FESC, que cede uma de suas salas para os exercícios, as atividades são desenvolvidas também em outros núcleos como Cidade Aracy, Botafogo e Jardim São Carlos. Sob a coordenação do orientador físico Ernani Stéfani Junior, os participantes desenvolvem exercícios de alongamento, ginástica localizada e relaxamento. As atividades, além da confraternização e intercâmbio entre os integrantes, resgatam a auto-estima e despertam a atenção para a importância da vida saudável associada à atividade física.

Antes da comemoração do 9º aniversário do grupo com bolo, salgadinhos e refrigerante, o grupo pôde conferir uma exposição de fotos e matérias publicadas nos jornais sobre as atividades do PAF ao longo desses anos, o que acabou emocionando muita gente que pôde acompanhar a evolução física e, em muitos casos, a recuperação da alegria de viver, uma marca que impulsiona todos os membros do grupo.

O orientador físico Ernani ficou muito feliz em ver a emoção dos alunos. “Eu percebo que se formou uma grande família e além do remédio e alimentação, a atividade física é muito importante. Tem ainda o aspecto de sociabilidade, em que se promove uma melhoria na relação entre grupos. É uma oportunidade de fazer novos amigos, muda-se a qualidade de vida dos alunos, resgatando a auto-estima e proporcionando melhor condicionamento físico. Essas pessoas, além de eu transmitir conhecimento, me ensinam muitas coisas. A disposição e a alegria de viver, por exemplo, e isso me surpreende porque chego a me considerar um filho de todas elas”, disse.

A dona de casa Arides Vasconi, que iniciou o trabalho de atividade física junto com o grupo em 1997, disse que se sente muito bem. “Fiz muitas amizades nesse período, o professor é excelente, e, pela minha idade... sou uma das mais velhas do grupo, meu corpo não dói mais. Mas a atividade física mudou minha vida porque eu tive depressão depois que meu marido faleceu, e meu médico me aconselhou a fazer atividades físicas. Entrei aqui e recomendo às pessoas que também façam isso”.

José Luis Chiossi, embora novo no grupo, também está satisfeito. “Tenho pouco mais de um ano de atividade, mas já pude perceber que a gente não fica muito travado. Os exercícios fazem bem para a saúde e acabam sendo pra mim uma opção de lazer”. Já para Ana Pozzi, “as pessoas aqui são parte da minha família, eu quero ficar muito tempo por aqui porque isso me faz muito bem. Agradeço a Deus por poder estar fazendo exercícios com meus amigos. Hoje eu não tenho mais dor no braço e a gente passa horas muito agradáveis e se distrai fazendo os exercícios”.

Os interessados em participar das atividades físicas gratuitas também têm como opção além do grupo da FESC, que realiza suas aulas às segundas, quartas e sextas a partir das 17h, os grupos do Cidade Aracy, com aulas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) às segundas e quartas, das 7h30 às 9h30, da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Botafogo às segundas e quartas, das 14h às 15h30, e da USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim São Carlos, toda terça e quinta, das 7h30 às 9h15.

(20/04/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos