» CAMINHADAS ORIENTADAS BENEFICIAM MORADORES DOS DISTRITOS PDF Imprimir E-mail



Uma nova atividade, desenvolvida em parceria pelas Secretarias Municipais de Cidadania e Assistência Social e de Saúde, está proporcionando a prática orientada de exercícios físicos aos freqüentadores dos Centros Comunitários de Água Vermelha e Santa Eudóxia. “Percebemos a carência da população e a necessidade especial de associar aos cursos oferecidos nos centros comunitários um atendimento de saúde. É isso que está sendo feito, diariamente, por uma médica da Unidade de Saúde da Família (USF) e uma professora de ginástica do centro, que acompanham um grupo em uma caminhada”, informou Jussara Florêncio, chefe de divisão da secretaria de Cidadania e Assistência Social.

A professora de ginástica e alongamento, Roseli de Fátima Néri, explicou que a
o interesse da população superou as expectativas. Inicialmente, a caminhada acontecia três vezes por semana, mas diante da reivindicação dos participantes, a atividade passou a ser realizada diariamente. “Cada um vai no seu ritmo, saímos sempre por volta das 8h e caminhamos por cerca de uma hora. Antes da saída, a pressão de todos é aferida. Depois de andarem por uma hora, na chegada é feita mais uma avaliação médica e, por fim, uma aula de alongamento e relaxamento”, disse a professora.

”Venho todos os dias, e nesse período melhorei 100%. Faço acompanhamento com a médica, pois tenho diabetes e pressão alta. Agora estou me sentindo bem melhor”, comentou Suzana Aparecida da Silva, de 47 anos. “Participo há dois meses e estou me sentindo muito bem. Preciso perder peso, sou hipertenso e agora com essa atividade integrada minha circulação melhorou bastante”, disse Gislávio Aparecido Cândido, de 28 anos.

“O exercício físico faz parte do tratamento do diabético e do hipertenso. No acompanhamento percebemos uma melhora significativa e até a possibilidade de interromper o uso de medicamentos para alguns pacientes. Eles nos relatam que estão dormindo melhor, com mais disposição para o trabalho e isso é importante, é o maior incentivo”, garantiu Claúdia Curvo, médica da Unidade de Saúde da Família de Água Vermelha.

(07/04/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos