» COMUNITUR DISCUTE PROJETO COM CONSULTOR DO MINISTÉRIO DO TURISMO PDF Imprimir E-mail

Marcelo da Paz, prof. Beni e Emiliano Azevedo
No último final da semana, o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comunitur), Marcelo Eugênio da Paz, e o diretor de Turismo da Prefeitura, Emiliano Saran Azevedo, estiveram reunidos com o professor de doutorado do curso de Turismo da Universidade de São Paulo (USP), Mário Beni, que também é consultor do Ministério do Turismo e membro do Conselho Nacional de Turismo e da Comissão de Ética da Organização Mundial do Turismo (OMT).

Entre os assuntos em pauta, foi discutida a elaboração da segunda fase do Projeto de Desenvolvimento Integrado do Turismo de São Carlos e Região, dando continuidade ao trabalho publicado em 2003, pela professora Beatriz Helena Lage, do Núcleo de Turismo da USP. “O Comunitur tem como um dos principais objetivos dar continuidade a este trabalho para melhor direcionar o desenvolvimento do turismo em nossa cidade, por isso, nos reunimos com o professor Mário Beni que vai nos ajudar neste projeto”, explicou Marcelo.

Na oportunidade, o professor ressaltou a importância de desenvolver em São Carlos o turismo receptivo, para que o turista seja mais bem atendido e que desfrute mais da cidade, estendendo a visita ou tendo interesse em voltar em uma próxima vez. Beni também enfatizou a necessidade de um Centro de Convenções em São Carlos. “A colaboração anunciada pelo ministro do Turismo em sua visita é uma boa oportunidade para a cidade, em parceria com a iniciativa privada, ter um ótimo Centro de Convenções e, conseqüentemente, com trabalho de captação de eventos, conscientizar o empresariado para este importante segmento. São Carlos pode se transformar num pólo estadual ou nacional de eventos e negócios”.

Para o professor, o turismo de eventos e negócios é o que mais movimenta a economia do turismo. “São Carlos é privilegiada, tem um ótimo potencial neste setor, com grandes universidades públicas e privadas, empresas de peso e um comércio que atende a região”, finalizou.

Chapada Guarani
Também foi apresentada ao professor da USP a proposta do ministro Walfrido dos Mares Guia de transformar o circuito “Chapada Guarani”, formada pelos municípios de São Carlos, Brotas, Analândia, Itirapina e Torrinha, em projeto piloto de regionalização a ser divulgado nacionalmente. “Tivemos oportunidade de tratar de assuntos de extrema relevância para o desenvolvimento do turismo em nossa cidade e região, por isso acredito que as parcerias propostas serão profícuas e vamos conseguir avançar muito mais”, destacou Emiliano.

Conselhos Regionais de Turismo
Marcelo Eugênio da Paz e Emiliano Azevedo tomaram posse e foram diplomados como conselheiros regionais de Turismo do Estado de São Paulo. A cerimônia aconteceu em São Bernardo do Campo, no final de março, e contou com a presença do secretário estadual de Turismo, Fernando Longo. Com os Conselhos Regionais, o governo do Estado pretende que as cidades de cada macrorregião trabalhem em conjunto e criem novas soluções para desenvolver o turismo.

(05/04/06)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos