» INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS É TEMA DE CAPACITAÇÃO
» INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS É TEMA DE CAPACITAÇÃO PDF Imprimir E-mail


No sábado, dia 1º, no campus 2 da FESC (Vila Prado), teve início o curso “Educação Física e Deficiência: Perspectivas para a Inclusão”, voltado para os profissionais que trabalham com alunos portadores de necessidades especiais. Ministrado pelas professoras Mey de Abreu Van Munster e Joslei Viana de Souza, especialistas na área, professoras da UFSCar e membros da Diretoria da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, o curso está sendo promovido pela Prefeitura, por meio da Escola Municipal de Governo e Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

“O curso tem como base principal as diferenças. Isso é importante porque nós temos na rede alunos especiais, seja por deficiência física, auditiva ou visual. Com esse curso podemos fornecer subsídios teórico-práticos que possibilitem a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar por meio da educação física e esportes adaptados”, explica o assessor de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Sérgio Lopes.

Donizete Aparecido, professor de educação física adaptada, está otimista com a atividade. “É muito interessante porque além dos conhecimentos teóricos temos uma parte prática muito boa. E nós, que trabalhamos diretamente com as crianças com necessidades especiais, podemos estimular o quanto elas são importantes para a sociedade e que têm todo o direito de exercer sua cidadania, participando de todas as atividades previstas na escola”, destaca Donizete.

Para Udo Rempel, assessor de Planejamento Educacional de Educação Física da Secretaria, a capacitação é fundamental. “A maioria dos professores de educação física não teve na graduação uma disciplina voltada para a necessidade especial e se formou sem ter condições de atuar nessa área. Hoje em dia, nós temos alunos com necessidades especiais nas salas regulares e muitos professores não têm uma capacitação para dar uma aula que seja interessante para esse aluno. Então o curso beneficia tanto o aluno quanto o professor”, finaliza Udo.

Com 55 alunos inscritos, entre professores de educação física, professores de sala de aula e conveniados com a Prefeitura, como os profissionais da Unicep, e diretores de escola, o curso tem duração de 32 horas, com aulas teóricas e práticas. Os próximos encontros serão realizados nos dias 08 e 29 de abril e 13 de maio, sempre das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Fundação Educacional de São Carlos (FESC).

(05/04/06)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos