» MINISTRO DO TURISMO DESTACA POTENCIAL TURÍSTICO DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail



POTENCIAL TURÍSTICO DE SÃO CARLOS IMPRESSIONA MARES GUIA


O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, reuniu-se com prefeitos da região na manhã de sábado, dia 25, na Fazenda Pinhal. O que era para ser um bate-papo se transformou em uma palestra de mais de duas horas. O ministro apresentou dados de pesquisas realizadas pelo Ministério e falou sobre a potencialidade de São Carlos e região. Mares Guia sugeriu aos representantes dos municípios que formam o Circuito da Chapada Guarani que montem um projeto para traçar quais políticas públicas são necessárias para viabilizar a visitação ao circuito, afirmando que apóia a iniciativa.

Tendo como anfitrião o proprietário da Fazenda Pinhal, Modesto Carvalhosa, participaram da reunião os prefeitos Newton Lima, José Carlos Calza (Descalvado), Rubens Gayoso Junior (Ribeirão Bonito) e Orlando Pereira Barreto (Brotas), além de representantes das cidades de Analândia e Itirapina. Ao iniciar seu pronunciamento, o ministro destacou a importância do local onde estavam: uma sala da casa onde viveu o Conde do Pinhal. “Estou falando para um auditório pequeno, mas de pessoas que podem fazer alguma coisa para o turismo”, observou, lembrando que o turismo é uma das atividades econômicas mais relevantes do mundo, pois integra 56 itens da cadeia produtiva.

Sobre São Carlos, Mares Guia teceu diversos elogios. “Não conheço nenhuma cidade no Brasil que tenha todo esse acervo que São Carlos tem”, disse lembrando do museu de aviões da TAM, do aeroporto, do conhecimento científico, que pode ser explorado como atividade turística, e do patrimônio histórico-cultural. O ministro também se referiu ao Parque Eco-Esportivo Damha como “o melhor empreendimento imobiliário que eu já vi no país”.

Na sexta, dia 23, Mares Guias já havia se referido à estrutura que a cidade e a Prefeitura possuem para tratar do turismo, como a criação do Conselho Municipal de Turismo e do Departamento de Fomento ao Turismo, integrado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia desde 2001. O prefeito Newton Lima avaliou a vinda do ministro como um sucesso para São Carlos e região. “Primeiro o ministro garantiu total apoio para a construção do nosso Centro de Convenções, um equipamento de extrema importância”, disse, “e depois disse que irá nos auxiliar na viabilização do Circuito Chapada Guarani”, completou.

Chapada Guarani
“Vocês devem se reunir para fazer um projeto-piloto sobre quais seriam as políticas públicas para melhorar as condições de visitação no Circuito Chapada Guarani”, sugeriu Mares Guia aos prefeitos e representantes das cidades que compõem a Chapada Guarani (São Carlos, Brotas, Torrinha, Analândia e Itirapina). “E a sede pode ser em São Carlos”, completou. O ministro disse ainda que o projeto pode servir de exemplo para outras regiões do país e que acredita que R$ 2 ou R$ 3 milhões viabilizem a idéia. “Depois nós corremos atrás do dinheiro”, salientou.

Ainda sobre a Chapada Guarani, o ministro disse que as cidades devem participar do Salão Nacional do Turismo, que será lançado no dia 2 de junho em São Paulo. “Eu convido e insisto para que vocês estejam presentes nesse evento, que é todo financiado pelo Ministério”, falou. Para o diretor de Turismo de São Carlos, Emiliano Azevedo, a vinda do ministro auxiliou os municípios da região, mostrando que há diversas iniciativas que podem melhorar essa atividade da economia. “Além disso, o ministro garantiu nossa participação no Salão Nacional do Turismo, o maior evento de turismo que o nosso país já viu”, comentou.

(27/03/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos