» SAAE INFORMA QUALIDADE DE ÁGUA EM CONTA DE USUÁRIO
» SAAE INFORMA QUALIDADE DE ÁGUA EM CONTA DE USUÁRIO PDF Imprimir E-mail

Respeitando o Decreto nº 5.440, do dia 4 de maio de 2005, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), autarquia da Prefeitura, está publicando nas contas de Água e Esgoto emitidas aos usuários os principais padrões de potabilidade para o consumo humano. Esta iniciativa está sendo adotada em todo o território nacional. “Nós estamos tomando todas as providências necessárias para seguir as normas deste decreto, oferecendo para a população uma maior divulgação sobre os nossos processos de tratamento e distribuição de água”, observa o diretor geral do SAAE, Jurandyr Povinelli.

No impresso da conta haverá um resumo geral da água consumida, onde serão descritos os parâmetros da cor, turbidez, pH, cloro residual, fluoreto e coliformes. O usuário poderá analisar os valores mínimos e máximos que cada referência deve seguir para manter a qualidade. Desde junho de 2005, a autarquia divulga em seu endereço eletrônico (www.saaesaocarlos.com.br) um relatório mensal fornecido pela Estação de Tratamento de Água (ETA), informando os padrões de qualidade de todos os reservatórios que estão instalados em vários pontos logísticos da cidade. Estes dados são auferidos e tabulados de um mês para o outro.

Para o usuário que não possui condições de acesso à internet, a autarquia coloca outras ferramentas de comunicação. O munícipe poderá ligar para o telefone 0800-111-064, solicitando ao atendente uma leitura sobre os padrões de potabilidade do reservatório que abastece o seu bairro. Outra possibilidade é procurar uma das quatro unidades de atendimento da autarquia e pedir uma cópia completa do relatório, tendo a oportunidade de acompanhar todos os resultados.


Dicionário da Qualidade
Turbidez: É o termo aplicado à matéria suspensa de qualquer natureza, presente em um corpo de água. Essa matéria pode ser argila, site, substâncias orgânicas, finamente divididas, organismos, microscópicos e outras partículas.

Cor: A presença na água de partículas muito pequenas é que lhe oferece cor. Diz-se que essas partículas se encontram em solução na água e podem ter origem em material orgânico ou inorgânico.

Potencial Hidrogeniônico (pH): Representa o equilíbrio entre íons H+ e íons OH-, indicando se uma água é ácida, neutra ou alcalina. O pH da água depende de sua origem e características naturais.

Coliformes: São indicadores de presença de microorganismos patogênicos na água, podendo ser divididos em dois grupos: Totais e Fecais. O de maior preocupação são os fecais, onde encontramos a bactéria E. Coli, que significa a existência de fezes na água.

Cloro: É aplicado na água para consumo humano, pois age como desinfetante, matando microorganismos presentes na água.

(24/03/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos