» PREFEITURA OFERECE SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO FÍSICA NO LUISÃO PDF Imprimir E-mail


Serviço de Orientação à Atividade Física (SOAF) no Luisão atende cerca de 70 pessoas.

A Prefeitura de São Carlos oferece de terça a sexta-feira no Estádio Municipal “Professor Luís Augusto de Oliveira” (Luisão), por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, de maneira gratuita a toda população, o Serviço de Orientação à Atividade Física (SOAF).

O SOAF tem por objetivo orientar a população interessada em praticar algum tipo de atividade física, mas que a realizava de sem qualquer orientação. No estádio Luisão a orientação é dada pelo professor Ricardo Colombo, que das 7 às 8h15 promove uma série de exercícios como ginástica localizada, exercício de equilíbrio, relaxamento e alongamento.

Segundo Ricardo Colombo, tudo é feito respeitando a individualidade de cada pessoa. “Temos aqui alunos de todas as idades e cada um tem seu ritmo. Os exercícios que nós passamos para eles objetivam trazer benefícios”, ressaltou.

Atualmente cerca de 70 pessoas comparecem pela manhã no Luisão e recebem o atendimento do Serviço de Orientação à Atividade Física. “São pessoas com complexidades físicas diferentes, buscando melhor qualidade de vida através de exercícios físicos, e a nossa preocupação é que elas façam isso de forma confortável”, concluiu.

O aposentado Lúcio Carlos Simoline, de 58 anos, morador do bairro Boa Vista, disse que ficou sabendo do SOAF por intermédio de amigos e já participa há três anos. “Antes de participar aqui das aulas de ginástica eu ficava em casa sem ter muito o que fazer. A partir do momento que comecei com os exercícios minha vida melhorou sensivelmente. Antes até para andar era difícil, agora já consigo até arriscar uma corridinha”, menciona.

A voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Lúcia Sanches Soffre, aposentada de 72 anos, moradora da Redenção, também vê muitos benefícios no trabalho desenvolvido no SOAF. “Participo apenas duas vezes por semana, mas é o suficiente para me ajudar nas atividades que desenvolvo no voluntariado uma vez que trabalho com as mãos. Outra coisa importante é que o professor Ricardo é uma pessoa muito legal, tem bastante paciência e passa segurança para nós”, concluiu.

A também moradora do Boa Vista, Maria de Carvalho Roque, 57 anos, acha o SOAF excelente. “Vim para cá a convite de uma amiga e estou há mais de um ano participando do programa. Realmente é uma ajuda pra gente. Aqui todo mundo está procurando melhor qualidade de vida e os exercícios fazem isso. Podemos constatar no rosto das pessoas quando elas saem daqui todas sorridentes”, finalizou.

Além do estádio Luisão, o Serviço de Orientação à Atividade Física (SOAF) é oferecido em outros locais na cidade: na Fundação Educacional São Carlos (FESC), localizada na rua São Sebastião, 2.828, Campus Rui Barbosa, Vila Nery; no Centro de Esportes e Lazer “Veraldo Spambato” (Bicão) e no campo de futebol do Jockey Clube, rua Rio Amazonas, 21.



(10/03/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos