» PROCON APRESENTA SUGESTÕES PARA QUEM PRETENDE COMPRAR UM CELULAR PDF Imprimir E-mail

O Procon de São Carlos, ligado à Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, faz um alerta, mais uma vez, sobre os cuidados que o consumidor deve ter antes de comprar um aparelho celular. Há alguns anos o uso de celulares era privilégio de poucos, mas hoje a realidade é bem diferente. No Brasil o número ultrapassa a casa dos 87 milhões de aparelhos, mas para evitar problemas é importante saber um pouco mais sobre o aparelho e também sobre o serviço oferecido pela operadora escolhida para a utilização da linha.

“O primeiro passo do consumidor é identificar sua real necessidade e comprar algo que seja compatível com seu orçamento. A oferta de aparelhos é muito grande, por isso é preciso ficar atento. A nota fiscal deve trazer detalhadamente as informações sobre o produto oferecido. E antes de definir a operadora, pesquise as vantagens e desvantagens de cada uma”, orienta Lília Maria Formigoni, coordenadora do Procon de São Carlos.

Comprar celulares já habilitados de terceiros pode ser arriscado. Busque junto à operadora informações sobre a linha e exija a imediata transferência da titularidade. A compra deve ser feita por escrito, indicando a responsabilidade pelo pagamento de débitos anteriores. Leia com atenção o contrato de prestação de serviços e as datas de vencimentos.

Os problemas mais freqüentes:
- Deficiências nas áreas de cobertura
- Queda no sinal e não funcionamento da linha. O consumidor deve verificar se já existem aparelhos habilitados pela operadora escolhida na região onde o celular será usado; consulte a operadora se há previsão de serem instaladas novas antenas.
- Débito automático: ao optar por este tipo de cobrança em conta bancária, o consumidor deve verificar regularmente o que está sendo descontado.
- Clonagem é uma ilegalidade praticada por meio de um equipamento especial, que possibilita captar a freqüência da onda de um determinado número de série de aparelho. A linha é então programada em outro aparelho e acaba sendo usada simultaneamente. Percebendo qualquer anormalidade, contate imediatamente a operadora solicitando verificação e providências.
- Oxidação do aparelho: algumas tecnologias vêm sendo empregadas junto aos aparelhos celulares para verificar a má utilização/conservação do mesmo. Por isso, o consumidor deve evitar que o aparelho tenha contato com líquidos, calor, entre outros que possa vir a danificar o aparelho.

“A maior parte das reclamações que recebemos no Procon de São Carlos envolve serviços e boa parte destas reclamações diretamente a telefonia, fixa e móvel (veja quadro do balanço do mês de fevereiro): aparelhos e o sistema de forma geral, por isso a necessidade do consumidor pesquisar e se informar antes, para evitar futuros problemas”, declarou Lília.

O Procon fica na rua Dona Alexandrina, 1.190, centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.



(07/03/06)
 
 

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