» PREFEITURA LANÇA MATERIAIS EDUCATIVOS NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos, por meio das Secretarias Municipais, lança materiais educativos voltados para o público feminino no dia 8 de março. Incentivar os exames de câncer de mama e de colo de útero além do direito ao uso da camisinha são alguns dos objetivos nesse dia.

CAMPANHA PARA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER ORIENTA SOBRE PREVENÇÃO DE AIDS, CÂNCER DE MAMA E COLO DE ÚTERO

Folhetos educativos, cartazes, outdoors e mensagens nas rádios da cidade fazem parte da Campanha Municipal em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (08), promovida pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. “Todo o material é educativo e visa orientar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos, principalmente de câncer de colo de útero e mama. Exames simples, disponíveis gratuitamente na rede pública e que podem ser solicitados em qualquer Unidade Básica de Saúde, dentro do Programa Municipal de Saúde da Mulher, que nos últimos quatro anos realizou mais de 270 mil atendimentos ginecológicos”, explica a coordenadora da campanha e do Ambulatório de DST/Aids de São Carlos, Blaranis Pauletto.

Além dos exames preventivos o Programa Municipal de Saúde da Mulher desenvolve ações relacionadas a saúde da gestante, planejamento familiar e climatério. “O Programa Municipal de Saúde da Mulher tem priorizado o pré-natal, mas a proposta é atender a mulher como um todo, desde a primeira menstruação até a menopausa”, explica o secretário Municipal de Saúde, Marcelo Henrique de Paulo.

Entre os avanços do programa, está a realização do teste de gravidez dentro da Unidade de Saúde sem a necessidade de colher o exame no laboratório. Para isso basta que a paciente com atraso menstrual procure a UBS mais próxima de sua casa, onde a enfermeira especializada realiza o teste urinário simples que detecta a gravidez. A partir daí são solicitados os exames de pré-natal (verificar se tem anemia, sífilis ou qualquer outra doença) e a paciente volta em 15 dias para se consultar com o médico, a partir daí, serão no mínimo seis consultas de pré-natal iniciadas antes dos três meses de gravidez, e a consulta pós-parto, onde é feita a programação do uso do anticoncepcional.

“Em todas as UBS são fornecidos o DIU, a pílula anticoncepcional, e os injetáveis trimestrais, todos anticoncepcionais de alta eficácia. A mulher só precisa ter essa iniciativa de procurar o serviço de saúde”, esclarece Marcelo Henrique de Paulo.

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social também comemora o Dia Internacional da Mulher com atividades culturais no sábado (11), das 9 às 13 h, na Praça Maria Aparecida Rezitano, em frente ao Mercado Municipal. Haverá show de música e dança, ginástica e exposição de artesanato.

Saiba mais sobre o câncer de mama e colo de útero

Unidades de Saúde para exames

(07/03/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos