» CONSELHOS APROVAM CONTAS DA FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA PDF Imprimir E-mail

Os conselhos Curador e Fiscal da Fundação Pró-Memória de São Carlos, em reunião realizada nesta semana, aprovaram as contas da entidade referentes a 2005 e as metas propostas para este ano. Na abertura da reunião, a diretora financeira, Kellen Cristina Braghim de Moraes, apresentou os números constantes do balanço do exercício de 2005, assim como os documentos essenciais à análise das contas. Ela exibiu os quadros completos de execução orçamentária com os valores das despesas autorizadas e efetivamente empenhadas, assim como das receitas previstas e realizadas.

Já a diretora presidente da instituição, Ana Lúcia Cerávolo, discorreu sobre a proposta de planejamento de atividades para 2006, baseada nas diretrizes de governo discutidas com o prefeito Newton Lima em 2005 e consolidadas no plano plurianual do município. Essa proposta já havia sido debatida com o conjunto dos funcionários da instituição no início deste mês e agora, com a aprovação das metas pelos membros dos conselhos Curador e Fiscal, será submetida à apreciação do prefeito.

Ana Lúcia ressaltou que muitas das atividades que serão desenvolvidas em 2006 são preparatórias para o 150º aniversário da cidade, em 2007. Neste ano haverá ênfase também para a redefinição do Projeto Estação Cultura, considerando a necessidade de ampliar a área de guarda do Arquivo Público e Histórico da Cidade. Ela acrescentou que, em 2006, a Fundação deverá contar com a colaboração de alguns bolsistas – de monitoria, pesquisa e estágio –, graças à aprovação da Lei Municipal n° 13.659, de 26 de outubro de 2005, cujo processo seletivo está em fase de elaboração.

Planejamento
As metas da Fundação para 2006 estão divididas em cinco blocos, acompanhando a estrutura do plano plurianual do município:
1) Ações complementares ao projeto de microfilmagem de jornais antigos em andamento; ampliação do espaço físico para guarda de documentos; conservação preventiva em documentos de arquivo; informatização dos fundos arquivísticos; aquisição de novos acervos.
2) Conclusão da elaboração de projeto de lei do CONDEPHAASC; elaboração do Inventário de Bens Patrimoniais do Município; levantamento para avaliação do patrimônio histórico-cultural dos Distritos de Santa Eudóxia e Água Vermelha; continuação do programa de revitalização do centro da cidade (conclusão do Armazém Cultura de Água Vermelha; Piscina Municipal; e elaboração de projeto de mecenato, além de obras de recuperação do jardim anexo à gare da Estação).
3) Publicações dos livros História dos Bairros 2004, Monografia premiada pela Câmara, Monografia do Concurso 2005/2006, e O Futebol em São Carlos; elaboração de boletim informativo e de página internet; exposição sírio-libaneses; conclusão do guia de arquitetura; remodelação da exposição de longa duração do Museu Histórico de São Carlos, cuja temática passará a ser centrada na ferrovia; eventos (Semana Pró Casa do Pinhal, 9 de Julho, 4 de Novembro e Semana Euclidiana).
4) Cooperação técnica para o desenvolvimento de vários projetos.
5) Adoção dos módulos contábeis de Almoxarifado, Patrimônio e Compras; aumento da receita própria da instituição; aquisição de um servidor; aquisição de central telefônica; e estímulos à capacitação dos servidores da instituição.

(24/02/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos