» SÃO CARLOS PARTICIPA DE ENCONTRO DE EDUCAÇÃO EM BELO HORIZONTE PDF Imprimir E-mail

A secretária Municipal de Educação e Cultura, Géria Montanari, está participando do III Encontro da Rede Brasileira da Associação das Cidades Educadoras (Aice), que acontece nesta quinta e sexta, dias 2 e 3, em Belo Horizonte (MG). São Carlos foi convidada a apresentar o programa de Apoio Escolar, implantado no início de 2006 e que já apresentou resultados considerados muito positivos. Géria participa nesta sexta, dia 3, da Mesa 3, como palestrante, ao lado da secretária de Educação de Santo André, Cleuza Rodrigues Retulho, e da secretária municipal de Educação de Belo Horizonte e presidente da Undime, Maria do Pilar Lacerda, com o tema “Luta contra o fracasso escolar” – Consolidação das atividades da Rede, com troca de experiências.

Ainda serão apresentados outros projetos e ações e as discussões vão enfatizar as diferenças das realidades locais, identificar as problemáticas comuns dos governos municipais e suas vertentes educativas para propor alternativas que facilitem o desenvolvimento de funções educadoras nas cidades. “Várias cidades do Brasil, da Argentina e da Espanha estão participando e poderemos trocar informações importantes para o crescimento do trabalho pedagógico desenvolvido em São Carlos. Além disso, teremos a oportunidade de expor o nosso programa de Apoio Escolar e quem sabe receber contribuições para seu aperfeiçoamento”, declarou Géria.

Cerca de 150 pessoas estão participando do evento. Além de representantes das cidades associadas e de cidades convidadas, também participam do encontro a secretária geral da Aice, Pilar Figueras i Bellot, de Barcelona, e a diretora geral da Aice na América Latina, María Julia Reyna, de Rosário, da Argentina. Com sede na Espanha, a Associação das Cidades Educadoras reúne atualmente mais de 200 cidades de 34 países. No Brasil, dez cidades fazem parte da associação, sendo que Belo Horizonte é a coordenadora nacional da rede.

O prefeito da capital mineira, Fernando Pimentel, abriu o evento e falou sobre a inclusão das crianças com seis anos no ensino fundamental a partir deste ano em todo o país. Em Belo Horizonte, o ensino fundamental com duração de nove anos existe desde 1996. “Nós agora estamos fazendo um investimento muito grande na educação infantil de zero a 5 anos. E a participação na rede de cidades educadoras nos dá uma serie de informações e experiências muito importantes”, disse.

(02/02/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos