» SIM DA VILA PRADO ATENDEU QUASE 10 MIL CONTRIBUINTES EM 2005
» SIM DA VILA PRADO ATENDEU QUASE 10 MIL CONTRIBUINTES EM 2005 PDF Imprimir E-mail


Em 2005, a unidade do SIM (Serviços Integrados do Município) da Vila Prado atendeu quase 10 mil contribuintes. É o que demonstra o relatório de atividades da supervisão da unidade, que no ano passado teve suas instalações ampliadas, oferecendo mais conforto para moradores de uma das maiores regiões da cidade buscarem informações e serviços da Prefeitura.

O SIM foi implantado pela Prefeitura em 2004, primeiro com a unidade do Centro, por meio de recursos do PMAT (Programa de Modernização da Administração Tributária) do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), e foi apontado pelo banco como exemplo de bom atendimento e boa utilização dos recursos públicos. O SIM da Vila Prado passou a funcionar em dezembro de 2004.

“Ao longo de 2005, muitas pessoas comentaram que a proximidade que o SIM da Vila Prado oferece é um fator positivo, um benefício para a população da região”, disse a supervisora da unidade, Grace Ferrari. Ela destacou a comodidade no atendimento, com cinco funcionários treinados, além de aparelho televisor para a espera, café e água gelada.

“Nossos funcionários foram treinados em curso de qualidade do Senac e da empresa responsável pelo sistema informatizado que utilizamos. A demanda dos usuários normalmente é simples, por isso dificilmente há ocorrência de filas no SIM da Vila Prado”, disse. Como ocorre no SIM do Centro, a unidade da Vila Prado permite a abertura de diversos tipos de processos, como alvarás, aprovação de projetos, cancelamento de débitos e desmembramento de lotes. Em 2005, 1.344 processos foram abertos.

Ao todo, durante o ano passado, o SIM da Vila Prado realizou 932 parcelamentos de débitos de contribuintes. Ao procurar uma das duas unidades do SIM e parcelar suas dívidas de IPTU ou outros tributos e obrigações, o contribuinte deixa de ficar sujeito à cobrança de custas judiciais e honorários advocatícios e o parcelamento pode ser feito em até 36 vezes. Foram promovidas 692 alterações de cadastro imobiliário – alterações apenas de endereço de correspondência ou de responsável pelo imóvel.

No final do ano, cerca de 350 pessoas procuraram a Vila Prado para participar da promoção “Natal Tamanho Família”, parceria entre a Prefeitura, Acisc (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) e Shopping Iguatemi. Foram sorteados dois carros zero quilômetro para compradores do comércio e contribuintes em dia com o IPTU e com as contas do SAAE.

“Na Vila Prado, o contribuinte pode fazer quase todos os procedimentos que são oferecidos na outra unidade do SIM, sem precisar se deslocar até o Centro. Apenas não é possível que sejam realizados pagamentos, mas a emissão das guias de cobrança também é feita na unidade da Vila Prado”, disse Grace. A supervisora da unidade lembra que próximo ao SIM existem agências bancárias, como um Banco do Brasil, um Banco Popular do Brasil e casas lotéricas, onde podem ser pagas as guias emitidas.

O SIM da Vila Prado fica à rua Bernardino de Campos, 636. O horário de atendimento é das 8h30 às 16h30 e os telefones para informações são 3374-2266 e 3374-2818.

(17/01/06)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos