» REUNIÃO NO CHILE REÚNE CIDADES DA AMÉRICA LATINA E EUROPA
» REUNIÃO NO CHILE REÚNE CIDADES DA AMÉRICA LATINA E EUROPA PDF Imprimir E-mail

O prefeito Newton Lima e a diretora-presidente da Fundação Educacional São Carlos (FESC), Elisabeth Martucci, participaram da reunião de lançamento do projeto “Serviços e Infra-estruturas de Apoio Empresarial (SIAE)”, que aconteceu em Viña del Mar, no Chile, nesta quinta e sexta, dias 12 e 13. Esse projeto faz parte da rede temática número 13 da URB-Al – programa de cooperação entre cidades da América Latina e União Européia –, “Cidades e Sociedade da Informação”, coordenado pela cidade espanhola de Gijón e do qual participam também as cidades de Bruxelas, Bélgica; San Joaquín e Viña del Mar, Chile; La Guardia, Bolívia; Bellavista, Peru; Providencia e Santa Catalina, Colômbia; e ainda a Associação Hispanoamericana de Centros de Investigação e Empresas de Telecomunicações (AHCIET).

Além do lançamento do projeto, as cidades participantes fizeram uma apresentação de suas características e das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento empresarial. Os participantes também assinaram o convênio para a implantação do projeto, cujo financiamento é da URB-AL – cerca de R$ 900 mil –, inclusive para o pagamento das despesas de viagem de todos os participantes. Outro benefício direto da participação nesse projeto é a aquisição de um aparelho de teleconferência, que será feito pelas cidades participantes e financiado pela URB-AL. O aparelho será utilizado para o desenvolvimento desse projeto e depois ficará para o município.

“O projeto será trabalhado em três etapas”, explica o prefeito. “A primeira é o conhecimento das demandas e necessidades de cada município. A segunda é a elaboração de um banco de dados de boas práticas internacionais e a terceira etapa é a criação de um plano de viabilidade para a implantação dos serviços. Tanto o prefeito como a diretora da FESC tiveram a oportunidade de apresentar as características de São Carlos. Foram destacadas as ações da Prefeitura no apoio a empreendedores e empresários. “Falamos de economia solidária, uma política que está em franco desenvolvimento em nossa cidade, e dos Telecentros de Informação e Negócios”, conta o prefeito.

As experiências com o Programa de Inclusão Digital, que além dos Telecentros possui mais 11 postos de informática, e com a Universidade Aberta do Trabalhador também foram expostas. “Apresentamos os serviços on-line que são oferecidos pelo Portal do Cidadão”, lembra, referindo-se à disponibilização de extratos de débitos do IPTU, certidões imobiliárias, serviços do Incra para proprietários rurais, entre vários outros.

URB-AL
O Programa URB-AL, que reúne atualmente cidades de 15 países da União Européia e 18 da América Latina, possui 14 redes temáticas, que são grupos de agentes locais mobilizados em torno de um tema da problemática urbana. As redes tratam de vários temas, como a conservação dos contextos histórico-urbanos, políticas sociais, controle da mobilidade urbana, Orçamento Participativo, pobreza urbana e segurança do cidadão na cidade. São Carlos faz parte de três redes, a URB-AL 9 “Financiamento Local e Orçamento Participativo”, coordenada por Porto Alegre; a URB-AL 10 “Luta contra a Pobreza Urbana”, coordenada por São Paulo; e a URB-AL 13 “Cidade e Sociedade da Informação”, coordenada por Bremen, Alemanha.

Em junho do ano passado, na cidade de Córdoba (Espanha), São Carlos foi escolhida para coordenar o projeto “Orçamento Participativo em municípios com baixo poder de investimento”. Esse projeto faz parte da URB-AL 9 e já foi encaminhado, aguardando aprovação da União Européia para sua implantação.

(13/01/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos