» PREFEITO INAUGURA A ESTAÇÃO COMUNITÁRIA DO JARDIM GONZAGA PDF Imprimir E-mail

Inaugurada a Estação Comunitária.



UNIDADE DEVERÁ ATENDER MAIS DE 800 FAMÍLIAS

No sábado, dia 17, o prefeito Newton Lima inaugurou a Estação Comunitária (ECO) do Jardim Gonzaga, obra que faz parte do programa Habitar Brasil/BID, pelo qual a Prefeitura de São Carlos investiu mais de R$ 9,2 mi, com o objetivo de oferecer uma melhor qualidade de vida às famílias de baixa renda que viviam em condições subnormais de moradias nos bairros Jardim Gonzaga e Monte Carlo. Estiveram presentes o deputado federal Lobbe Neto, os vereadores Diana Cury, Lineu Navarro e Silvana Donatti, secretários municipais e moradores do Jardim Gonzaga e do Monte Carlo, além de outras autoridades.

A ECO é composta por um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) que vai abrigar não só os programas desenvolvidos pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social como também pelas secretarias de Educação, Desenvolvimento Sustentável, Orçamento Participativo e outros setores da Prefeitura. A Unidade de Saúde da Família “Dr. Pedro de Almeida”, que faz parte da ECO, vai oferecer um serviço diferenciado das outras USF, através de um consultório odontológico completo e um local de educação de saúde bucal.

Segundo o prefeito Newton Lima, essa unidade vai abrigar primeiramente uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, cinco agentes comunitários, um dentista e um auxiliar odontológico. “Nosso objetivo para 2006 é implantar uma segunda equipe para trabalhar nessa unidade, que vai atender cerca de 830 famílias”, disse. A Praça de Esportes da ECO recebeu o nome de “Gervásio Gonçalves” e vai abrigar os programas de inclusão desenvolvidos pela Secretaria de Esporte e Lazer.

Apesar da inauguração, o prefeito Newton Lima explicou que as obras de revitalização do Jardim Gonzaga e do Monte Carlo ainda não estão concluídas. Segundo ele, alguns detalhes no serviço de iluminação, reformas de galerias e pavimentação ainda estão em andamento. “Vamos entregar a ECO porque já estamos em condições de oferecer esses serviços aos moradores e em poucos dias concluiremos o restante das obras”, disse.

O programa Habitar Brasil/BID atinge 60% dos moradores com renda familiar de até três salários. Ao todo mais de 6,7 mil pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente. Além da ECO, os recursos do Habitar Brasil/BID foram investidos na construção de dois conjuntos habitacionais, de galerias de drenagem de água e esgoto, pavimentação, áreas de lazer, iluminação, contenção de encostas, reflorestamento e paisagismo.

(19/12/05)