» SÃO CARLOS DÁ EXEMPLO NA ÁREA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PDF Imprimir E-mail

A secretária de Cidadania e Assistência Social, Rosilene Mendes dos Santos, participou nesta sexta, dia 16, em Ribeirão Preto, do IV Seminário de Temáticas: “SUAS, reflexões sobre sua estrutura e desafios para o serviço social na sua implantação”. Rosilene foi convidada para apresentar a experiência de São Carlos na implantação dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) nos bairros Santa Felícia, Cidade Aracy e Jardim Gonzaga.

Esses centros são espaços físicos localizados estrategicamente em áreas de pobreza identificadas por meio do Cadastro Único. O CRAS vai prestar atendimento socioassistencial com o objetivo de promover o acompanhamento das famílias que vivem nessas regiões da cidade. O direcionamento das atividades visa potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo vínculos de solidariedade, iniciando processos de autonomia e emancipação social para romper o ciclo de reprodução da pobreza.

Para tanto é necessário trabalhar de forma preventiva evitando que esses indivíduos entrem em situações de risco. “O grande objetivo do Governo Participativo é que as famílias não necessitem de ajuda emergencial, como cestas básicas, por exemplo. O ideal é que cada família tenha sua renda e para isso temos alternativas eficientes, como os cursos profissionalizantes e as cooperativas”, concluiu Rosilene.

O CRAS faz parte da Política Nacional de Assistência Social para os municípios que estão em gestão plena do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). São Carlos está em gestão plena por ter cumprido os três requisitos exigidos pelo governo federal: Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Assistência Social implantado e em funcionamento e o Fundo Municipal de Assistência Social, por onde passam todos os recursos da assistência social.


(16/12/05)