» 4º CONSETRAN PREMIA ESTUDANTES VENCEDORES PDF Imprimir E-mail

Estudantes vencedores foram premiados.



SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO REUNIU MILHARES DE PESSOAS
Mais de duas mil pessoas entre pais, estudantes, professores, membros das associações da Terceira idade e de projetos culturais de São Carlos participaram da festa de premiação da 4ª edição do Concurso de Segurança e Educação para o Trânsito (Consetran), realizada na sexta, dia 25, no Ginásio Municipal de Esportes Milton Olaio Filho. Mais de 150 prêmios foram entregues aos criadores dos melhores trabalhos, desenvolvidos por alunos das escolas das redes municipal, estadual e particular, além de estudantes universitários, terceira idade e agentes de trânsito.

O prefeito Newton Lima ficou emocionado com o envolvimento das escolas do município no projeto de educação para o trânsito desenvolvido pela Prefeitura. “Em 2001, criamos o Projeto de Educação Trânsito Seguro (PETS) com o objetivo de inserirmos nas escolas do município a educação para um trânsito mais seguro. Ainda naquele ano realizamos o primeiro Consetran que neste ano recebeu mais de 1.500 trabalhos”, disse. O prefeito aproveitou a festa para premiar o aluno Lucas Henrique Araújo, vencedor da etapa Sudeste do 4º Prêmio Denatran realizado em 2004.

“O Lucas é um exemplo de que as crianças do nosso município estão se conscientizando e ele merece todo o mérito por ter tido o seu trabalho escolhido. Em 2005 não tivemos um único vencedor, mas a cidade foi a grande vencedora porque na quinta-feira o secretário de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, Ricardo Meirelles, esteve em Brasília recebendo do presidente do Denatran um prêmio por termos sido o município brasileiro com o maior número de trabalhos inscritos na 5ª edição do prêmio Denatran e isso é um motivo de orgulho para todos nós”, comemorou.

Para o 2º sargento da Polícia Militar, Marcos Petrucelli, que também é orientador do Programa Jovens Construindo Cidadania (JCC), o Consetran pode criar meios concretos para que as crianças tenham mais responsabilidades no trânsito como pedestres e como futuros condutores. “Iniciativa como essa promove o respeito entre as crianças que aprendem cidadania e a respeitar as leis. Participo desse processo e durante as nossas palestras percebemos o comportamento das crianças que muitas vezes são orientadoras dos pais alertando-os quando dirigem sem o cinto de segurança ou falando ao celular”, disse.

Para o secretário Ricardo Meirelles, o Consetran é apenas um dos instrumentos utilizados pela Prefeitura para educar pais, alunos e professores em relação ao trânsito. Ele lembra que as atividades realizadas pelo PETS como as brincadeiras educativas, os teatros de bonecos, as palestras e o Criança Viva, onde as crianças brincam e aprendem sobre o trânsito em uma minicidade montadas nos pátios das escolas, permitem que professores e alunos aprendam juntos. “Hoje contamos com 250 professores multiplicadores deste processo e dessa forma podemos levar a educação para mais de 33 mil alunos das escolas de São Carlos”, disse.

Os vencedores foram premiados com troféus e bicicletas, prêmios doados pelas empresas patrocinadoras do evento.

(28/11/05)