» SÃO CARLOS É SEDE REGIONAL DO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PDF Imprimir E-mail

Encerra-se neste sábado, dia 26, o curso de Formação de Gestores e Educadores, a primeira atividade de São Carlos como município-pólo do Programa Nacional de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade do Ministério da Educação (MEC). No total, foram 13 palestras, com palestrantes de três Estados brasileiros, realizadas no anfiteatro Jorge Caron, na USP/São Carlos. Participaram 180 pessoas de cerca de 20 cidades da região central do Estado de São Paulo.

”Foi alcançado o objetivo desse curso, que é o de informar e sensibilizar os gestores e educadores das cidades participantes sobre o processo de transformação do sistema de ensino em educação inclusiva”, disse a secretária de Educação e Cultura, Géria Montanari. O programa Nacional de Educação Inclusiva é desenvolvido em todos os Estados e no Distrito Federal e tem 106 municípios-pólo que atuam como multiplicadores para cidades de sua área de abrangência.

Em São Carlos, as assessorias de Educação Especial e Étnico-Racial da Secretaria de Educação de São Carlos vão distribuir as informações que receberão da Secretaria de Educação Inclusiva do MEC para as cidades que compõem o grupo da região central. Em contrapartida, a cidade receberá recursos para a aquisição e implementação de salas multi-meio, kits de audiometria, entre outros, ampliando e melhorando o atendimento que hoje é dado aos portadores de necessidades especiais de São Carlos.

(25/11/05)