» MUTIRÃO CIDADE LIMPA COMEÇA NESTE SÁBADO NO JARDIM CRUZEIRO DO SUL PDF Imprimir E-mail



A 4ª edição do Mutirão Cidade Limpa, criado em 2002 durante a 1ª gestão do Prefeito Newton Lima, começa na manhã deste sábado, dia 19, com atividades educacionais na região do Cruzeiro do Sul. A concentração será na rua Grécia, na esquina com a avenida Pádua Salles. “O Mutirão é uma ação da Prefeitura que integra as diversas secretarias municipais, entre elas Saúde, Obras, Habitação, Transportes, Planejamento, Governo, Comunicação, Agricultura e Educação, além de autarquias como o SAAE, para desenvolver atividades de limpeza pública, combate à dengue e manutenção urbana nos bairros da cidade, por meio de operação tapa-buracos, corte de mato, sinalização de trânsito, limpeza de córregos e áreas públicas e ainda a triagem de materiais recicláveis”, explica o secretário de Planejamento João Pedrazzani.

Também são notificados os proprietários de terrenos particulares para que providenciem a limpeza e a construção de calçadas e muretas. O Mutirão deve continuar nos próximos três meses e nesse período os agentes vão percorrer todos os bairros da cidade visitando casas, praças, estabelecimentos comerciais e distribuindo folhetos explicativos sobre as formas de evitar os criadouros do mosquito.

“Nos últimos anos, com o Mutirão Cidade Limpa, tivemos uma redução muito grande no índice de Breteau, que mede a cada dois meses o nível de infestação do mosquito transmissor da dengue. Para se ter uma idéia, o índice caiu de 9,63 em fevereiro de 2002 para 0,57 em outubro deste ano, ficando abaixo das metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (5) e pelo Ministério da Saúde (3)”, explicou a chefe da Vigilância Epidemiológica de São Carlos, Edel Zóia.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o número de casos contraídos na cidade também diminuiu. “Em 2001, foram registrados 20 casos autóctones. Em 2002, 17 casos e em 2003, 6 casos autóctones de dengue. No ano passado não foi registrado nenhum caso no município, e em 2005, apenas 3. Essa redução é reflexo direto do trabalho da Prefeitura que mobiliza todas as suas secretarias durante todo o ano e especialmente no período de chuvas, com o Mutirão Cidade Limpa”, salientou o secretário Municipal de Saúde, Marcelo Henrique de Paulo.


(18/11/05)