» CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA FOI ABERTO NA UFSCAR
» CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA FOI ABERTO NA UFSCAR PDF Imprimir E-mail



Foi aberto na manhã desta sexta, dia 11, no anfiteatro da Unidade Saúde-Escola da UFSCar, o 1º curso de Especialização em Saúde da Família da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em parceria com a Prefeitura. Participaram da solenidade o prefeito Newton Lima, o reitor da UFSCar, Oswaldo Baptista Duarte Filho, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Henrique de Paulo, o coordenador para implantação do curso de Medicina, José Rubens Rebelato, o responsável pelo curso de Especialização, consultor da UFSCar para o curso de Medicina e professor da Faculdade de Medicina de Marília, Roberto Queiroz Padilha, e a professora Maria Lúcia Teixeira Machado, também de Marília.

O curso, gratuito e com carga de 600 horas, abordará as relações ensino-aprendizagem construtivas sobre o Programa Saúde da Família (PSF). O número de vagas foi dividido entre os profissionais que atuam na rede pública de saúde de São Carlos, de cidades que pertencem à DIR VII de Araraquara e docentes ou servidores da UFSCar. Nesse primeiro curso, foram disponibilizadas 20 vagas para os profissionais que trabalham nas Unidades de Saúde da Família da rede municipal. As aulas serão ministradas às sextas, das 8h às 18 h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Para o secretário de Saúde, essa parceria abre caminho para que São Carlos também tenha um pólo científico na área da saúde, uma vez que a cidade já é referência em várias outras áreas. “Esse é o primeiro curso que já nasce com a concepção da parceria entre município e academia”, disse Marcelo Henrique. “No futuro vamos colher os frutos dessa iniciativa”, completou. “Ao capacitarmos os profissionais, estamos caminhando para essa melhora”, observou Roberto Queiroz Padilha.

“Três palavras classificam essa iniciativa: qualidade, inserção social e capacitação”, disse o prefeito. Segundo sua avaliação, a Prefeitura ganhará porque terá uma melhora na qualidade do atendimento da Saúde. Quanto à Universidade, Newton acredita que está cumprindo com seu papel, que é o de promover a inserção social por meio de tecnologias e inovações que possam promover políticas públicas para o bem da população.

“E a união dos esforços da Prefeitura e da UFSCar resulta nessa capacitação que estamos iniciando hoje sobre saúde da família”, concluiu o prefeito, ressaltando as experiências bem-sucedidas nessa área que já estão dando frutos, como a implantação do curso de Medicina em São Carlos e a construção do Hospital-Escola Municipal.

(11/11/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos