» SÃO CARLOS PARTICIPA DE FÓRUM SOBRE O ESPORTE PAULISTA PDF Imprimir E-mail



O diretor e o chefe de Divisão de Esportes de Rendimento da Prefeitura, Geraldo Costa Dias Júnior e Valdir Barbosa, participaram na terça, dia 8, na cidade de Igaraçu do Tietê, do Fórum de Debates sobre o Esporte Paulista, evento que está sendo realizado em cada uma das 8 Regiões Esportivas do Estado. Organizado pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, o fórum reuniu secretários e diretores de esportes de 32 cidades da 3ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, entre elas São Carlos, Bauru, Jaú, Lins, Barra Bonita, Piracicaba e Lençóis Paulista.

A mesa de trabalhos contou com a presença do prefeito e do vice-prefeito e secretário municipal de Esportes e Turismo de Igaraçu do Tietê, Guilherme Fernandes e Luis Antonio dos Santos, do diretor da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, José Cleófano de Lima Maffei, e do representante da Associação Nacional dos Secretários Municipais de Esportes (ASMEL), Nivaldo Souza. Na pauta da reunião, assuntos relativos à Associação Nacional dos Secretários Municipais de Esportes (ASMEL), análise dos princípios que norteiam os Jogos da Juventude, Regionais e Abertos do Interior, regiões esportivas, registros de atletas, sistema de disputa, período de realização, classificação para os Jogos Abertos do Interior, comissões disciplinares, paradesporto, dopping e modalidades.

As 32 cidades foram divididas em cinco grupos, tomando como base as inspetorias regionais, e a partir daí discutiram cada um dos itens e apresentaram propostas de alterações das mesmas. Entre as sugestões, o aumento do número de regiões esportivas de 8 para 10; o período de realização dos Jogos Regionais e Abertos em 9 dias; a punição para a cidade que entrar na Justiça Comum para garantir diretor esportivo e a mudança no sistema de escolha da cidade sede com a realização do escrutino através do voto secreto. Quanto ao registro de atletas, eles deverão cumprir um estágio de 13 meses e os federados ficam excluídos dos Jogos da Juventude.

Uma decisão tomada por unanimidade foi a manutenção e incentivo ao paradesporto. Todos defenderam a realização dos jogos para as pessoas portadoras de deficiência, entendendo que o evento faz um importante papel de inclusão social. A propostas dessa reunião serão levadas para um fórum final que acontece no próximo dia 6 de dezembro em Jaú, quando as propostas das demais regiões também serão analisadas e debatidas. Na oportunidade, será apresentada ainda a proposta de criação do Fundo Estadual do Esporte. Durante o evento em Igaraçu do Tietê, foram escolhidos 10 representantes dos dirigentes esportivos que estarão participando do fórum em Jaú.

Para o diretor de Esportes de Rendimento da Prefeitura de São Carlos, Geraldo Costa Dias Júnior, que foi escolhido como um dos representantes dos dirigentes, está havendo uma inversão de valores nesta questão da discussão sobre os Jogos Regionais e Abertos. Ele entende que as propostas deveriam partir da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. “Colocar em discussão a questão da organização e realização dos eventos é louvável, porém pelo fato de conhecer a estrutura e ter uma visão macro, é a secretaria estadual que deve propor um novo formato para os Jogos da Juventude, Regionais e Abertos. Estas alterações vêm sendo discutidas, mesmo que em encontros informais, há muito tempo”, justifica.

(09/11/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos