» CONFERÊNCIAS DE EDUCAÇÃO E DE CULTURA SUPERAM AS EXPECTATIVAS PDF Imprimir E-mail


Nos dias 28 e 29 de outubro, profissionais e interessados no futuro da Educação e nos rumos da Cultura em São Carlos reuniram-se para assistir a palestras e participar de debates organizados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e pelo Departamento de Artes e Cultura. A I Conferência Municipal de Cultura teve avaliação positiva, de acordo com os participantes da plenária final, principalmente devido à presença acima da previsão feita pelos organizadores do evento.

“Muitas pessoas ainda não estão acostumadas com esse tipo de discussão e a Conferência Municipal de Cultura teve na sua primeira edição 70 pessoas. Para nós foi muito significativo saber que tantas pessoas se interessam pelos rumos culturais que São Carlos tomará”, disse a diretora do Departamento de Artes e Cultura, Telma Olivieri. Os participantes disseram que as discussões foram intensas nos grupos de estudo, tanto pelo teor quanto pela representatividade das várias áreas culturais existentes na cidade.

“Na plenária final pude perceber que todas as questões colocadas são bastante importantes, mostrando que as pessoas foram mesmo interessadas em contribuir para a cultura em nossa cidade e também das questões nacionais”, completou Telma. As propostas aprovadas serão encaminhadas para a Conferência Nacional de Cultura.

Educação
Durante a III Conferência Municipal de Educação, estiveram presentes 200 profissionais ligados direta ou indiretamente à educação no município. As pessoas que participaram puderam dar sugestões e votar na primeira proposta de criação do Plano Municipal de Educação, que será encaminhado ao Conselho Municipal de Educação para dar o andamento legal. O documento final abrange todos os níveis e modalidades de ensino - médio, superior, formal e informal, profissionalizante - mostrando que os participantes estavam preocupados em garantir que suas propostas fizessem parte das diretrizes do Plano Municipal de Educação.

“Com isso, o documento final ficou bastante complexo, demonstrando o empenho e a preocupação das pessoas em participar e contribuir com o conjunto de diretrizes”, disse a secretária de Educação e Cultura, Géria Montanari. Ela afirmou ainda que foi dado um passo grande e bem sucedido na montagem do Plano e que agora virão outras etapas, como o diagnóstico da situação educacional da cidade, a determinação das metas para o ensino nos próximos anos em São Carlos e os recursos necessários para isso.

(07/11/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos