» AUTORIDADES PRESTIGIAM ENCERRAMENTO DA FEIPECUS 2005
» AUTORIDADES PRESTIGIAM ENCERRAMENTO DA FEIPECUS 2005 PDF Imprimir E-mail



A Feira Internacional de Pecuária, Avicultura, Pesquisa e Tecnologia de São Carlos (Feipecus) foi encerrada no sábado, dia 29, com a presença do prefeito Newton Lima, do secretário executivo do Ministério da Agricultura, Luiz Carlos Guedes, e do presidente da Embrapa, Silvio Crestana. Fizeram parte da mesa de encerramento o presidente da Associação Pró-Exposição, Carlos Alberto Partel, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Sérgio Dutra, o ex-ministro de Agricultura, Alyson Paulinelli, e o presidente do Sindicato Rural de São Carlos, Eunízio Mallaguti, representando o presidente da Federação de Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Fábio Meirelles.

O ex-ministro da Agricultura definiu a realização da Feipecus. “São Carlos, pelo que representa na área da tecnologia, tinha que inovar com uma feira como essa”, falou. O mesmo argumento usou o representante do ministro Roberto Rodrigues, Luiz Carlos Guedes, dizendo que São Carlos ocupa posição privilegiada na área da pesquisa e tecnologia e a feira é a concretização dessa realidade. “São Carlos é exemplo para todo o país”, disse ao lembrar que a geração de conhecimento é cada vez mais fundamental para melhorar a qualidade na agricultura brasileira.

Guedes participou diretamente da doação do Pavilhão São Carlos Exposhow, pertencente ao Ceagesp, para a Prefeitura de São Carlos. Ele disse ainda que o país deve superar o problema da febre aftosa. “Tudo indica que estamos caminhando bem”, observou. O secretário executivo do Ministério da Agricultura também lembrou o esforço do ministro para desenvolver a pequena agricultura e salientou o papel da Embrapa nesse cenário, uma vez que a instituição desenvolve tecnologia para ser aplicada no campo.

“Desenvolvimento só acontece por meio do conhecimento”, disse o prefeito Newton Lima ao iniciar seu pronunciamento. “Porém, a nossa cidade até 2000 não olhava para isso”, enfatizou. Segundo Newton Lima, somente a partir de 2001 é que a Prefeitura passou a compartilhar do conhecimento desenvolvido pelas instituições de ensino da cidade. “Essa nova postura nos rendeu o título de 16ª cidade mais dinâmica do país e a 7ª do Estado”. Outra lembrança feita pelo prefeito é a realização da II Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais, que acontecerá de 11 a 15 de novembro.

A intenção da Mostra, como informou o prefeito, é expor como os centros de pesquisa podem melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. “Vamos falar de incubadoras, parques tecnológicos e diversos temas ligados à tecnologia”, observou. Newton Lima também adiantou que no dia 15 de novembro o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, estará em São Carlos, no encerramento da Mostra, para lançar o prêmio Mercocidades de Ciência e Tecnologia. “Ele também irá falar de temas que estarão presentes na 3ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece no dia 16, em Brasília”, disse.
“Portanto, esse é o cenário da Feipecus, ou seja, aproximar a tecnologia do produtor, porque sem ela não há competitividade”, finalizou o prefeito Newton Lima, agradecendo a todos os apoiadores da Feira.

(31/10/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos