» SÃO CARLOS CONSEGUE REGISTRO DA GUARDA MUNICIPAL PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos conseguiu, junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado, o certificado de registro para funcionamento da Guarda Municipal. “Esse registro foi conseguido após quatro anos, o que exigiu grande empenho por parte da Prefeitura, sob orientação do prefeito Newton Lima”, explica o secretário municipal de Governo, João Batista Muller. O documento significa a formalização da existência regular da Guarda Municipal, criada em 2001, na primeira gestão do prefeito Newton Lima.

Para consegui-lo foram quatro anos de negociações e adaptação da legislação municipal às exigências das leis federais e municipais, “um trabalho árduo realizado pelo coordenador de Política Institucional, Leandro Severo, e pelo comandante da Guarda, João Jacinto do Amaral”, destaca o secretário de Governo.

Segundo o secretário, além da obtenção do registro, os dois funcionários da Prefeitura também estabeleceram um bom relacionamento com o Departamento de Identificação e Registros Diversos da Secretaria Estadual de Segurança Pública. “Recebemos uma grande colaboração do secretário adjunto da Secretaria, Marcelo Martins de Oliveira, e da coordenadora de Assessoria Técnico-Policial, Elaine Ghersel”, explica Severo.

“O registro de funcionamento da Guarda Municipal coroa o Plano Municipal Integrado de Segurança Pública”, observa o secretário de Governo. Com o Plano Municipal Integrado de Segurança Pública, a Prefeitura age como um catalisador de esforços das Polícias, do Poder Judiciário e da sociedade, otimizando os recursos e meios disponíveis para combater a violência e desenvolver políticas públicas de caráter social, destinadas a erradicar as causas da violência.

Cópia do Certificado de Registro.

(28/10/05)