» NEWTON LIMA É HOMENAGEADO PELA FUNDAÇÃO ABRINQ PDF Imprimir E-mail

Newton Lima e José Serra recebem o prêmio da presidente do Conselho Consultivo da Fundação Abrinq, Rosa Lúcia Moysés.
Para a cerimônia de comemoração de seus 15 anos, a Fundação Abrinq convidou o prefeito Newton Lima, ganhador do prêmio “Prefeito Amigo da Criança” em 2004, para representar os demais prefeitos que também receberam o título. O prefeito de São Paulo, José Serra, também participou da cerimônia por ter manifestado a intenção de se tornar Prefeito Amigo da Criança, o que pode ocorrer nos próximos anos.

O evento aconteceu na noite de quarta, dia 26, no Teatro do Sesc Pinheiros e contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o secretário de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Hédio Silva Junior. O secretário Especial da Infância e Juventude de São Carlos, Padre Agnaldo Soares Lima, também participou da cerimônia.

O prefeito de São Carlos foi homenageado durante o lançamento da coleção “Compromisso é Ação do Programa Prefeito Amigo da Criança”, composto por três volumes com os seguintes títulos: “Guia Prefeito Amigo da Criança 2005/2008”; “Seminários Regionais 2003 – Programa Prefeito Amigo da Criança – Coletânea de Palestras e Experiências”; “Gestão da Política da Infância e da Adolescência no Brasil – Programa Prefeito Amigo da Criança e as Possibilidades de Transformação”.

Nos dois últimos volumes está retratada a experiência de São Carlos com o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI). No segundo volume, que contém seminários de cinco cidades, constam os relatos do Padre Agnaldo e da secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Rosilene Mendes dos Santos, sobre as políticas públicas voltadas à infância e juventude. O terceiro volume da série destaca experiências públicas que tiveram êxito e o NAI está entre elas.

“Fiquei muito feliz com a homenagem”, disse o prefeito, que ganhou o prêmio Prefeito Amigo da Criança em 2004 por um conjunto de ações que estruturaram o atendimento a 30 mil crianças e jovens em programas de complementação à jornada escolar. O prêmio concedido pela Fundação Abrinq e pela Unicef ao prefeito Newton Lima destacou São Carlos, com nota máxima, entre as 20 melhores cidades do Brasil, de um total de 5.562 municípios.

A experiência do NAI, programa inovador no atendimento ao jovem infrator, também foi mencionado durante as comemorações dos 15 anos da Fundação como exemplo para os demais municípios do país no atendimento ao jovem que comete ato infracional. “Receber o prêmio da Fundação Abrinq, uma das ONGs mais reconhecidas do país e do exterior, e ainda ter nossa experiência registrada em livro é motivo de orgulho para todos os são-carlenses”, comentou Newton Lima.

Além da homenagem ao prefeito, o evento também fez uma retrospectiva da atuação da Fundação, registrou os depoimentos dos parceiros e lançou o prêmio Prefeito Amigo da Criança 2006, além de homenagear as empresas colaboradoras dos projetos da Fundação.

Fundação Abrinq
A Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente é considerada uma das mais importantes organizações não-governamentais brasileiras. Criada por iniciativa da Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), a Fundação mal nasceu e já se uniu a um conjunto de grupos da sociedade civil que pressionaram o Congresso para que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) fosse aprovado, o que acabou acontecendo no dia 13 de julho de 1990.

A Fundação acumulou novos papéis, formulou programas próprios e passou a servir de mediadora entre empresas e pessoas interessadas em investir em programas sociais e comunidades que precisam ser assistidas. Sua logomarca em produtos e campanhas publicitárias se transformou em uma espécie de fiadora de companhias interessadas em mostrar seu comprometimento social.

(27/10/05)