» INAUGURADA A SALA VERDE DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail


Na sexta, dia 21, na Biblioteca Pública Municipal “Amadeu Amaral”, foi inaugurado o “São Carlos CRIA Sala Verde”, que vai possibilitar a criação de um centro de referência em informação ambiental e o levantamento de dados sobre as áreas verdes e equipamentos urbanos que possam servir de espaço para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental. Estiveram presentes o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, a secretária de Educação e Cultura, Géria Montanari, o vereador Lineu Navarro, representando o Legislativo, o secretário de Planejamento, João Pedrazzani, o secretário de Comunicação, Marcos Schmidt, e a presidente da FESC, Elisabeth Martucci.

Das entidades parceiras, compareceram pela UFSCar a Profª do Departamento de Hidrobiologia, Haydée Torres de Oliveira, a Profª do Departamento de Ciência da Informação, Luzia Sigoli, o Profº do Departamento de Engenharia de Materiais, Amadeu Logarezzi, e a pesquisadora do Departamento de Educação, Heloísa Cinquetti. Também participaram do evento, Semiramis Biasoli, representando a Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, o presidente da APASC (Associação de Proteção Ambiental de São Carlos), Bernardo Teixeira, e a coordenadora da Biblioteca do CDCC (Centro de Divulgação Científica e Cultural) de São Carlos, Silvelene Lamon.

“CRIA Sala Verde” é o Centro de Referência em Informação Ambiental coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente que tem na Sala Verde um espaço com acervo físico e virtual para a informação, educação, formação e ação sócio-ambiental para uso da comunidade. Na inauguração, a Sala Verde já recebeu da APASC a doação de um vídeo sobre aspectos ambientais do município realizado pela associação com o apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente. “A inauguração da Sala Verde para nós é a realização de um antigo sonho de ter na cidade um espaço acessível à população com informações sobre a questão ambiental”, disse o presidente da entidade.

A representante da Diretoria de Educação Ambiental do MMA, em seu discurso, elogiou a pontuação obtida pelo projeto de Sala Verde de São Carlos, uma das mais altas do Estado. Falou também da necessidade de se abrir outro CRIA. “A multiplicação desses Centros de Referência em Informação Ambiental propicia o acesso de um maior número de pessoas às informações sobre meio ambiente. Por isso, a importância de uma política de estímulo para que parceiros locais se articulem e construam um projeto comum pedagógico e político, para a implantação do CRIA Sala Verde”, disse.

“A Sala Verde é mais do que uma biblioteca, mais do que um espaço de informação. É tudo isso e mais um ponto de onde poderão sair projetos, programas, trabalhos feitos coletivamente, formados pela iniciativa privada, ONGs e poder público”, afirmou a secretária Géria Montanari.

(24/10/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos