» OFICINA REÚNE DENTISTAS DA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE PDF Imprimir E-mail



Sensibilização, Padronização dos Atendimentos e Manutenção dos Equipamentos Odontológicos. Esse foi o tema da oficina que a Prefeitura realizou nesta sexta, dia 21, no auditório da Uniodonto e na Fundação Educacional São Carlos (FESC), reunindo as equipes de saúde bucal de todas as Regionais de Saúde. “Esse trabalho com os profissionais de odontologia abre um ciclo de oficinas que estaremos realizando para fechar o protocolo da Sensibilização em Biossegurança, Cuidados com o Lixo, Desinfecção e Manutenção das Unidades de Saúde”, destacou a administradora da Regional de Saúde da Redenção e articuladora do Grupo Técnico de Saúde Bucal do município, Fernanda Salomão.

“Era um sonho nosso conseguir realizar um evento como esse, unindo todos os odontólogos e auxiliares odontológicos da rede municipal de saúde para que possamos fazer a padronização de procedimentos em relação ao prontuário, protocolo de atendimento, higienização, limpeza e esterilização das salas de materiais. Com isso, todos farão da mesma maneira, o que significa tornar o atendimento ainda melhor”, enfatizou o secretário de Saúde Marcelo Henrique de Paulo, durante a abertura do evento.

Marcelo disse ainda que o Protocolo de Atendimento da Saúde Bucal que está sendo elaborado deve ser implantado até o final deste ano em todas as unidades da rede. Nas palestras realizadas no auditório da Uniodonto, foram discutidos, entre outros temas, a Humanização do Atendimento e Implementação do Processo de Educação Permanente junto às equipes de saúde bucal, ou seja, organização e realização de treinamentos em saúde a partir das necessidades apontadas pelos profissionais, usuários, gestores, bem como de todos os envolvidos no processo “saúde-doença-cuidado”.

Já na FESC, os auxiliares odontológicos participaram de atividades práticas com o técnico em manutenção de Equipamentos Odontológicos da Secretaria Municipal de Saúde, Michel Matias, que fez uma demonstração de como lidar com pequenos problemas que surgem no dia-a-dia no gabinete odontológico (equipamento). Hoje a rede municipal de saúde bucal dispõe, entre dentistas e auxiliares odontológicos, de 110 profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família, Unidades de Pronto-Atendimento e Unidades Modulares, que são os consultórios volantes que percorrem as escolas do município para cuidar da saúde bucal dos estudantes.

A Oficina de Sensibilização, Padronização dos Atendimentos e Manutenção dos Equipamentos Odontológicos foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Grupo Técnico de Saúde Bucal, Programa DST/Aids e Escola Municipal de Governo, em parceria com a Uniodonto.

(21/10/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos