» REUNIÃO ESCLARECE DÚVIDAS DE CONTABILISTAS SOBRE O ISS ELETRÔNICO
» REUNIÃO ESCLARECE DÚVIDAS DE CONTABILISTAS SOBRE O ISS ELETRÔNICO PDF Imprimir E-mail


A Prefeitura promoveu no final da tarde do dia 18, no SIM (Serviços Integrados do Município), uma reunião com contabilistas para explicar o funcionamento e estimular a utilização do pagamento do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) auto-lançado por meio eletrônico. É uma novidade implementada pela Prefeitura no mês de competência de agosto.

Por meio do Portal do Cidadão, os contadores emitem o boleto de seus clientes e o pagamento pode ser realizado na rede bancária ou na própria internet. Dúvidas apontadas pelos contabilistas foram esclarecidas pelo secretário municipal de Fazenda, Gilberto Perre, e por técnicos da empresa contratada para a implantação do sistema.

Perre destacou que a implantação do ISS eletrônico desafoga o trabalho da Prefeitura e dos contabilistas. “Agora não é mais necessário se dirigir à tesouraria da Secretaria de Fazenda para pagar o tributo”, disse o secretário. “Pelo meio eletrônico, fica mais fácil a vida dos contabilistas e da própria Prefeitura”.

Antes de implantar o sistema, a Prefeitura encaminhou mais de 10,7 mil cartas para contadores e empresas, com senhas de acesso ao programa. Cento e cinqüenta contadores estão cadastrados, e o secretário municipal de Fazenda explica que ainda é necessária uma adesão maior ao sistema. “Ainda não atingimos o nível de utilização necessário, e por isso promovemos reuniões de esclarecimento”, disse Perre.

Mais de 50 contabilistas compareceram à reunião, organizada com o apoio da Acosc (Associação dos Contabilistas de São Carlos). Entre os pontos levantados pelos profissionais, está a lentidão do sistema, em fase de aprimoramento. Técnicos da empresa responsável pelo sistema promoveram uma simulação de procedimentos para tornar mais rápido o acesso e a utilização do sistema.

A implantação do sistema eletrônico é uma ação no âmbito do PMAT (Programa de Modernização da Administração Tributária), financiado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Com o sistema, a Prefeitura pode acompanhar a escrituração dos contribuintes em tempo real, fiscalizar melhor a cobrança do ISS e apontar divergências e fraudes no pagamento do imposto. “Permitimos com isso que o bom contribuinte seja beneficiado com um sistema rápido e de fácil utilização, podendo observar com maior precisão o mau contribuinte”, disse Perre.

Para o esclarecimento de contribuintes e contadores, a Prefeitura mantém desde julho um serviço que pode ser solicitado pelos telefones 3362-1062 ou 3362-1067.

(20/10/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos