» ALUNOS DA REDE MUNICIPAL REALIZAM CONFERÊNCIA PELO MEIO AMBIENTE PDF Imprimir E-mail


EMEB “Dalila Galli”.Abertura da Conferência
da EMEB “Carmine Botta”.
As escolas de ensino básico (EMEBs) da Prefeitura estão realizando suas Conferências Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que são preparatórias para a II Conferência Municipal, quando serão escolhidos os trabalhos que vão representar a cidade na Conferência Estadual e daí para a Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Na EMEB “Dalila Galli”, a conferência aconteceu no dia 14, na EMEB “Carmine Botta”, na terça, dia 18, e na EMEB “Artur Natalino Deriggi” vai acontecer ainda nesta semana.

Esse evento é bienal e para esta II Conferência foram escolhidos quatro eixos para serem pesquisados, mais especificamente quatro tratados internacionais assinados pelo Brasil: Protocolo de Quioto, sobre as mudanças climáticas; Convenção sobre Diversidade Biológica, que discute a biodiversidade; Declaração de Roma, que trata da segurança alimentar e nutricional; e Declaração de Durban, contra o racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata.

Os temas foram divididos por séries e discutidos em sala de aula. Cada sala definiu uma responsabilidade, uma ação para reduzir ou resolver as situações negativas em cada um dos eixos debatidos. As conclusões receberam tratamentos diferenciados em forma de poemas, cartazes, paródias e músicas. “Me impressionou bastante a reação dos alunos e alunas a essa possibilidade de criar, de extravasar sua capacidade criativa nessa experiência. Isso mostra que dando a oportunidade às capacidades, as aptidões brotam facilmente”, declarou a secretária de Educação e Cultura, Géria Montanari.

O resultado desse processo é apresentado para toda a escola para posterior votação dos alunos e funcionários, que vão decidir quais serão enviados para a II Conferência Municipal Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. “Os assuntos foram trabalhados de várias maneiras. Eu como professora de Ciências desenvolvi o tema mudanças climáticas, mas a professora de Português, por exemplo, trabalhou a questão étnico-racial e a professora de Matemática elaborou sua participação também com o tema mudanças climáticas”, explicou a Profª Maria José Contri Lopes, da EMEB “Carmine Botta”.

(19/10/05)
 
 

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