» OPERAÇÃO REMOVE ÓLEO DIESEL DO RIBEIRÃO FEIJÃO PDF Imprimir E-mail

Captação do Feijão.
Em parceria com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está trabalhando ativamente na remoção de óleo diesel, que acidentalmente foi despejado no ribeirão Feijão. Na terça, dia 11, uma carreta capotou próximo a uma boca de lobo no km 212 da rodovia Washington Luís e cerca de 10 mil litros de óleo se misturaram com a água do córrego. Essa operação está envolvendo cerca de 40 profissionais, que instalaram barreiras de contenção e estão retirando o excedente em sacos.

A captação do Feijão é responsável pelo abastecimento de água nas regiões do Centro, Vila Prado, Vila Alpes e Vila Nery, correspondendo a 25% de consumo da cidade. Na manhã de quinta, dia 13, as Divisões de Tratamento de Água e Esgoto (DTAE) e Manutenção e Operação (DMO) decidiram religar as quatro bombas de distribuição, restabelecendo aos poucos o padrão normal de abastecimento até o período das 15h.

No final da tarde, foi decidido pelos técnicos que essas bombas permaneceriam ligadas caso não houvesse a incidência de chuva. Um forte temporal pode arrastar o óleo até o ribeirão, e assim, contaminar a captação. Em conseqüência deste distúrbio, o SAAE solicita aos moradores destas regiões que evitem o desperdício de água, utilizando-a apenas para situações de necessidade.

Em decorrência de uma efetiva política de abastecimento inserida desde a primeira gestão Newton Lima, os munícipes podem ficar tranqüilos, pois caso seja necessário fechar novamente as bombas do Feijão, é possível transportar água de um reservatório com maior volume para outro que esteja vazio, evitando assim a falta de água nos reservatórios abastecidos pelo Feijão.

(14/10/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos