» JORNADA DO TURISMO PAULISTA REÚNE MAIS DE 90 CIDADES
» JORNADA DO TURISMO PAULISTA REÚNE MAIS DE 90 CIDADES PDF Imprimir E-mail

Emiliano Azevedo, Fernando Longo e Vera Malta Campos.
São Carlos participou das Oficinas de Mobilização e Integração do Programa Jornadas de Desenvolvimento do Turismo Paulista, evento realizado em Franca, nos dias 4 e 5 de outubro. Mais de 300 representantes da macrorregião Centro Norte Paulista, que reúne 93 cidades, também estiveram presentes. O governo do Estado apresentou as propostas para o desenvolvimento do turismo, tendo como base a formação de circuitos turísticos entre os municípios, formatação de roteiros que sejam viáveis para a prática e promoção do turismo com o objetivo de gerar mais empregos, renda e promover o fortalecimento econômico dos municípios.

“O evento em Franca foi muito positivo. Pudemos conhecer a realidade de várias cidades e tivemos a oportunidade de mostrar nosso trabalho, apresentando o Circuito Chapada Guarani, que desenvolvemos em parceria com Analândia, Brotas, Itirapina e Torrinha para promover o turismo em nossa região”, disse Emiliano Azevedo, diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia. O secretário de Estado do Turismo, Fernando Longo, que estava presente, recebeu em audiência os representantes dos municípios. São Carlos foi representada por Emiliano Azevedo e pela diretora executiva do Bureau Terras Altas, Vera Malta Campos.

Eles reivindicaram apoio para a Chapada Guarani, oficinas de capacitação para formatação de produto, cursos de capacitação de pessoal em diversas áreas e apoio do Conselho Estadual de Turismo para os projetos do município protocolados no Ministério de Turismo. “Avalio como de fundamental importância eventos como esse, pois possibilitam uma discussão entre a iniciativa privada, prefeituras e governo do Estado”, ressaltou Vera Malta.

Objetivo das Jornadas
As Jornadas de Desenvolvimento, idealizada pela Secretaria Estadual de Turismo, acontecem para identificar novos produtos turísticos e ampliar o foco da atividade turística do Estado de São Paulo. Para o bom êxito deste trabalho, que visa a Interiorização e Regionalização, precisa-se, entre outros fatores, efetivar o inventário do Turismo em todo o Estado, aumentar a capacitação dos agentes públicos e privados, identificar e diagnosticar as potencialidades para o desenvolvimento turístico regional, determinar a oferta e a infra-estrutura turísticas, além de possibilitar a criação dos Conselhos Regionais de Turismo do Estado de São Paulo.

Durante o mês de novembro devem ocorrer as oficinas nas regiões de formatação de produtos, para que no início de dezembro sejam realizados os Salões Regionais. Para março de 2006, está programado o Salão Estadual de Turismo, que ocorrerá no Memorial da América Latina.

(10/10/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos