» PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO DISPONIBILIZA 770 VAGAS PARA SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

Continuam abertas as matrículas para o programa Brasil Alfabetizado, uma parceria entre o governo federal, a Prefeitura de São Carlos e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Das 770 vagas disponibilizadas para São Carlos, 547 já foram preenchidas. Como o cadastro dos participantes foi prorrogado, os interessados em voltar a estudar podem procurar a coordenação de Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, à rua São Sebastião, 2.828, Vila Nery, em horário comercial.

“Muita gente ainda tem receio de se matricular e tornar público que não sabe ler ou escrever, mas é preciso que essas pessoas saiam de suas casas e busquem os locais de alfabetização de adultos para melhorar sua qualidade de vida e sua auto-estima”, explicou a coordenadora de Política de Educação para Jovens e Adultos da secretaria, Joice Zainun. Ao longo dos últimos quatro anos, a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cultura constatou que as campanhas formais de matrículas não atingiam seu objetivo. Diante disso, os educadores passaram a buscar nos Centros Comunitários, comunidades religiosas e mesmo em casa as pessoas que necessitam voltar aos bancos escolares.

Segundo dados do IBGE, em 1996 havia cerca de oito mil analfabetos em São Carlos. Nos últimos dois anos, quase cinco mil foram atendidos pelos programas EJA e MOVA, este último implantado pela administração do prefeito Newton Lima em 2002. Os 90 educadores foram treinados para acompanhar as propostas pedagógicas em aulas a serem ministradas de segunda a quinta, ficando o último dia útil da semana para atividades de formação permanente dos educadores.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3373-3222 ou 3373-3221.

(14/09/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos