» USUÁRIOS DE ÁGUA VERMELHA APROVAM ATENDIMENTO EM UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA PDF Imprimir E-mail



Inaugurada há quinze dias pelo prefeito Newton Lima, a Unidade de Saúde da Família (USF) de Água Vermelha tem recebido muitos elogios dos usuários que moram no distrito e em fazendas e sítios da região. A antiga Unidade Básica de Saúde, que agora funciona como USF, passou por uma reforma, tendo consultórios e sala de enfermagem ampliados, ganhou salas para esterilização, lavagem de materiais, curativos, pequenas cirurgias, medicação e o reforço de agentes comunitários de saúde, que integram o Programa de Saúde da Família.

Além disso, dois dentistas se revezam no atendimento aos pacientes durante quatro dias na semana: segunda, quarta, quinta e sexta. Obturações, profilaxia, cirurgia, endodontia, odontopediatria, aplicação de flúor, entre outros procedimentos básicos em odontologia são realizados na USF. “A orientação odontológica da rede pública é fazer o mínimo de extrações dentárias. Sempre que possível procuramos recuperar o dente, para que não tenhamos tantos ‘desdentados’ totais ou parciais, e sim pessoas com uma boa saúde bucal”, explica Luiz Mendonça Filho, dentista que atende no local.

Todas essas melhorias não passaram despercebidas à população. Claudinéia Bertolini é um exemplo. Moradora no Varjão, há três anos ela e a família buscam atendimento na unidade de Água Vermelha. “Sem dúvida a reforma que a Prefeitura fez aqui melhorou muito a qualidade do atendimento. As salas estão maiores e mais confortáveis”, disse a dona-de-casa, enquanto se dirigia até o consultório médico para consultar o filho já está cadastrado no Programa de Saúde da Família.

Ana Paula Turi mora no Sítio São Domingos e também costuma se consultar em Água Vermelha. Dizendo que a reforma deixou o posto mais espaçoso e bonito, ela aproveita para elogiar toda a equipe que atende na USF. “Sempre que venho aqui sou consultada e já pego os remédios que o médico passa. Pra mim está tudo muito bom. Mas queria fazer um pedido: um médico que ficasse de plantão à noite. Principalmente para quem mora nos sítios não precisar ir até São Carlos. Aí ficaria perfeito”, diz.

Ao saber da reivindicação de Ana Paula, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Henrique de Paulo, disse que acha válida a solicitação. “Todas as sugestões para melhorarmos cada vez mais o atendimento dos usuários da saúde são bem-vindas. Mas queria lembrar que ao inaugurarmos o nosso Hospital-Escola Municipal, em fase de construção, os moradores da região de Água Vermelha estarão em uma localização privilegiada e poderão contar com toda a estrutura de um hospital e de um pronto-socorro modernos”, explicou Marcelo Henrique.

(28/09/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos