» CRESCE O MOVIMENTO NAS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS PDF Imprimir E-mail


Biblioteca da EMEB “Afonso Fioca Vitalli”
(CAIC).Biblioteca “Amadeu Amaral”.
Neste ano são comemorados os 400 anos da publicação do clássico de Cervantes D. Quixote e os 200 anos do nascimento de Hans Christian Andersen, o pai mundial da literatura infantil e juvenil. Também são lembrados os 100 anos da criação de Peter Pan e da morte de Julio Verne, autor de Viagem ao Centro da Terra e 20 Mil Léguas Submarinas. Por tudo isso, 2005 foi escolhido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) como Ano Ibero-Americano para a Leitura. E São Carlos também tem um bom motivo para comemorar: houve um crescimento de quase 5% no número de leitores apenas na Biblioteca Municipal “Amadeu Amaral”.

O público que freqüenta a Biblioteca “Amadeu Amaral” é formado basicamente por estudantes. “Além de vir aqui para emprestar livros, muitos vêm ler, estudar e utilizar o acervo que dispomos sobre vestibular. São características bem próprias desta biblioteca”, explicou a bibliotecária Meire Aparecida Tonici. Em agosto de 2004, 3.150 pessoas registraram presença na Amadeu Amaral. Este ano, até o início de setembro, foram 4.146. A média mensal de empréstimos neste ano está sendo de 2.530 volumes.

São Carlos conta também com outras bibliotecas nas Escolas do Futuro, que além de alunos e professores, atendem também à comunidade. A Escola do Futuro com o maior acervo é a anexa à EMEB “Carmine Botta”, com quase oito mil volumes. Já a mais procurada por alunos e comunidade é a da EMEB “Artur Natalino Deriggi”, no Antenor Garcia. Lá, mensalmente, são emprestados 7.400 volumes para estudantes e comunidade. Na EMEB “Afonso Fioca Vitalli”, o movimento na biblioteca é intenso na hora do recreio. “Eles vêm sempre em grupo. Não precisa nem marcar horário ou chamá-los na sala de aula”, conta a bibliotecária Isabel Luci Luis Cardillo.

A Biblioteca Comunitária da Fundação Educacional São Carlos (FESC), na Vila Nery, e a Biblioteca da Fundação Pró-Memória de São Carlos, na Estação Cultura, são Bibliotecas Institucionais de Apoio. Além delas, o usuário pode utilizar ainda o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), através do site www.bco.ufscar.br/sibisc.htm. Por meio dele é possível fazer diversas consultas ao acervo municipal por biblioteca, autor, título, editora, local ou data de publicação, resumo ou assunto, além do formato de exibição, tipos de documentos (livros, teses, patentes, vídeos, catálogos, softwares, jogos, plantas, livros em Braille, entre outras dezenas) e tipo de conteúdo (biografias, bibliografias, decretos, guias, almanaques, manuais, entre outros).

(23/09/05)


 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos