» COLETOR DE ESGOTO É INSTALADO NO PROJETO PRÓ-TIJUCO
» COLETOR DE ESGOTO É INSTALADO NO PROJETO PRÓ-TIJUCO PDF Imprimir E-mail


Na tarde de quarta, dia 21, uma equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), autarquia da Prefeitura, iniciou a instalação de 213 metros de coletor de esgoto nas imediações do córrego Tijuco Preto. Com a utilização de maquinários, estão sendo colocados tubos coletores de oito polegadas, específicos para a passagem de esgoto. “Nós estamos cumprindo nossa parte do projeto Pró-Tijuco, que está elaborando um excelente plano de recuperação ambiental do córrego”, analisa o diretor-geral do SAAE, Jurandyr Povinelli.

A primeira etapa do projeto prevê o destamponamento e a canalização de um trecho do córrego na região da Vila Nery, estendendo em seguida um parque linear entre as ruas Monteiro Lobato e Totó Leite. Em gestões anteriores, esse trecho foi canalizado com tubos de concreto, não respeitando assim a legislação ambiental vigente. Assinando um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público (MP), a Prefeitura está escavando toda a extensão do córrego, apoiada sobre colchão drenante e contida lateralmente por solo envelopado e toras de eucalipto, tendo como revestimento das margens taludes de biomantas e hidrossemeadura.

Com verba liberada pelo governo federal, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos optou por esse sistema de canalização devido a sua alta permeabilidade associada ao baixo peso de estrutura. O fato de a técnica ser biodegradável proporciona ao longo do tempo que o solo se consolide junto à vegetação, onde as toras vão perdendo sua função natural. Além desses aspectos ambientais, é extremamente importante ressaltar o alto valor paisagístico para uma intervenção que visa renaturalizar o córrego. Outra vantagem estratégica é a excelente relação custo-benefício em comparação com outras tecnologias bem mais caras.

(22/09/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos