» PREFEITOS E COMITIVA ITALIANA REUNIDOS EM SÃO CARLOS
» PREFEITOS E COMITIVA ITALIANA REUNIDOS EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail


Assinatura da ata que institui o Conselho
de Municípios.O italiano Mauro Marini, Newton Lima e
Remi Castioni.Mesa de abertura composta por
autoridades da região.
Membros do Comitê Gestor Brasil-Itália participaram nesta segunda, dia 19, no auditório do Ciesp São Carlos (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), do segundo encontro de representantes italianos e brasileiros do eixo São Carlos- Araraquara. Os prefeitos Newton Lima (São Carlos), Edson Antonio Edinho da Silva (Araraquara), Rubens Gayoso (Ribeirão Bonito) e José Luiz Parella (Ibaté) também participaram da abertura do encontro.

A presidente da Câmara Municipal, Diana Cury, o diretor do Ciesp de São Carlos, Sérgio Pepino, e o assessor da sub-secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República, Remi Castioni, também compuseram a mesa de abertura juntamente com Mauro Marini, representante da Úmbria, uma das quatro regiões italianas que fazem parte do convênio de cooperação entre os dois países.

Após os pronunciamentos, as autoridades assinaram a ata da assembléia de constituição de uma associação civil sem fins lucrativos, que aconteceu em abril desse ano. A Associação foi denominada de “Consórcio Intermunicipal Central Paulista / Brasil-Itália”, e instituiu o prefeito de São Carlos como presidente provisório do Conselho de Municípios. A ata foi assinada pelas cidades de São Carlos, Araraquara, Ibaté e Ribeirão Bonito, que também faz parte desse eixo.

A cooperação entre as regiões brasileiras – além do eixo São Carlos-Araraquara, outras seis regiões brasileiras também fazem parte do Comitê – é incentivada pelo governo federal, por meio da Sub-Secretaria de Assuntos Federativos. Segundo Castioni, as relações entre os dois países já está bastante adiantada, “no entanto, ainda são relações fragmentadas e nós precisamos incentivar relações mais estruturadas”.

Castioni ressaltou ainda as ações do governo federal para melhorar o intercâmbio com a Itália. “O governo está dando muita importância para esse intercâmbio, tanto que nos dias 16 e 17 de outubro o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará de um evento na Itália”, disse.

O prefeito Edinho Silva falou sobre a necessidade de expansão do convênio e das potencialidades da região central. A importância desse convênio foi destacada pelo prefeito Newton Lima, que também pediu empenho aos membros do Comitê Gestor brasileiro para mostrar aos italianos a capacidade sócio-econômica e cultural da nossa região.

“Essa é a responsabilidade que o nosso Comitê tem nesses quatro dias que os representantes italianos estarão nos conhecendo”, observou Newton Lima, ressaltando a fala do representante italiano, Mauro Marini, que disse que ao final da visita será feito um relatório com base em projetos que “tenham factibilidade”, ou seja, sejam viáveis.

Newton observou que esse é mais um passo no convênio com os italianos, “principalmente para aprendermos como se faz desenvolvimento regional, já que eles são muito competentes nisso”. Ele também explicou que ao aumentar o contato com a Itália, são criadas oportunidades de negócios em diversas áreas, como comércio e serviços.

Ao final de seu pronunciamento, o prefeito de São Carlos manifestou sua satisfação e felicidade ao receber a comitiva italiana e os prefeitos e autoridades da região e demonstrou otimismo ao falar do que já está acontecendo. “Num primeiro diagnóstico, já foi possível observar as potencialidades de nossa região e agora trata-se de aprofundar essa observação”, afirmou.

(19/09/05)


 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos